Fóssil revela uma ereção de 99 milhões de anos, perfeitamente conservada

de Bruno Rizzato 0

Pesquisadores descobriram os restos fossilizados de um opilião do período Cretáceo, com uma ereção peniana, conservada durante os últimos 99 milhões de anos.

O pênis, de meio milímetro, estava visivelmente erguido dentro do âmbar, encontrado em Myanmar. O raro avistamento, publicado no The Science of Nature, poderia ajudar cientistas na compreensão sobre aracnídeos e sua árvore genealógica.

A espécie pertence à ordem de aracnídeos, chamados opiliões. Não se sabe muito sobre a sua evolução, dado o fato de que apenas 38 fósseis do animal foram encontrados, e nenhum deles tinha um pênis visível para análise dos cientistas. O pênis é uma ferramenta muito útil para que pesquisadores identifiquem as espécies. Na verdade, a maioria das aranhas nem tem pênis, e sim, órgãos chamados pedipalpos (um segundo par de apêndices que pode servir para copulação), e algumas espécies podem até abrir mão de seus pedipalpos para facilitar as fugas.

fossil-de-erecao_01

Mas o opilião possui um pênis extensível mais semelhante ao dos mamíferos, e por isso é tão raro vê-lo. “Foi muito surpreendente ver os órgãos genitais dos opiliões, já que eles geralmente ficam escondidos dentro de seu corpo”, disse o pesquisador Jason Dunlop, curador do Museum für Naturkunde em Berlim. Segundo ele, os detalhes do pênis são importantes para saber onde os opiliões podem se encaixar na árvore genealógica. “Na verdade, não foi possível encontrar uma correspondência exata em termos de forma peniana com quaisquer espécies vivas”, relatou o pesquisador.

O opilião fossilizado já foi classificado como pertencente a uma espécie extinta chamada Halitherses grimaldii, mas com base na morfologia de seu pênis, os pesquisadores agora acreditam que esta espécie pertencia a uma família própria, que, infelizmente, está extinta. 

É possível que o exemplar encontrado estivesse acasalando no momento da fossilização em âmbar, e sua parceira conseguiu escapar. Ou talvez ela simplesmente não foi preservada. “Em opiliões, o pênis é, por vezes, empurrado para fora, quando há aumento da pressão arterial. Talvez como o animal lutou quando ficou preso na resina pegajosa da árvore, sua pressão arterial subiu e o pênis foi empurrado para fora acidentalmente”, opinou Dunlop.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Jason Dunlop et al., The Science of Nature ]

Jornal Ciência