Escovar os dentes reduz risco de câncer de garganta e esôfago, segundo estudo com 122 mil pessoas

de Merelyn Cerqueira 0

Manter um hábito de escovação saudável poderia reduzir em um quinto o risco de câncer de garganta, sugeriu uma nova pesquisa feita nos EUA.

Isso porque, níveis elevados de certas bactérias associadas a doenças das gengivas aumentam essa probabilidade em 21%. Segundo os pesquisadores, o câncer de esôfago é a oitava forma mais comum da doença no mundo e, portanto, suas descobertas destacam a importância da higiene bucal, que inclui ao menos duas escovações ao dia e visitas regulares ao dentista.

Embora o câncer de garganta seja comum, sendo a sexta maior causa de morte no mundo, muitas das vezes, só é descoberto em estágio avançado, quando as taxas de sobrevivência de cinco anos variam entre 15 a 25%.

Para o estudo em questão, pesquisadores da Universidade de Nova York analisaram amostras de 122 mil pessoas durante 10 anos. Cerca de 106 participantes desenvolveram câncer na garganta ao longo do período de avaliação.

Os resultados, publicados na revista Cancer Research, revelem que certas bactérias associadas à doença das gengivas aumentam em até 21% o risco de desenvolver câncer. No entanto, outras cepas bacterianas reduziram este risco. Logo, ainda não está claro para os pesquisadores se são bactérias específicas ou a doença da gengiva em si é a fonte do problema.

“Nosso estudo indica que aprender mais sobre o papel da microbiota oral pode potencialmente levar a estratégias para prevenir o câncer de esôfago ou, pelo menos, identificá-lo em estágios iniciais”, disse o autor principal do estudo, professor Jiyoung Ahn. “O câncer de esôfago é um câncer altamente fatal, e há uma necessidade urgente de novas vias de prevenção, estratificação de risco e detecção precoce”.

Ele acrescentou ainda que os resultados apenas confirmam a necessidade de uma boa saúde bucal para nos proteger contra doenças das gengivas e outras complicações. Pesquisas anteriores já haviam associado à doença das gengivas, causada por certas bactérias orais, a vários tipos de cânceres, incluindo a boca, cabeça e pescoço.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Domínio Público

Jornal Ciência