Comer pão torrado pode provocar câncer, segundo estudo

de Gustavo Teixera 0

Aqueles que gostam de um pão mais torrado devem começar a se preocupar. Segundo um estudo feito pela Agência de Padrões de Alimentos do Governo da Grã-Bretanha, comer pão ou outros alimentos torrados demais pode fazer com que se ingira uma substância química chamada acrilamida, que pode causar câncer.

comer-pao-torrado_1

Os pesquisadores recomendam que ao invés de tostar e assar os alimentos até que eles fiquem torrados, faça isso até que o alimento fique na coloração dourada. Essa recomendação é adequada, pois quanto mais se frita, assa, grelha um alimento rico em amido por muito tempo, mais se produz acrilamida.

Apesar da acrilamida ser uma substância derivada do processo natural do cozimento, pesquisas já demonstraram que ela pode ser nociva ao DNA, o que pode favorecer o surgimento de tumores. 

Alguns alimentos como batata frita, pão, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e café podem produzir essa substância.

Não se sabe exatamente quanto o organismo pode suportá-la, mas ingerir a substância excessivamente pode ser prejudicial.

Fonte: Diário de Biologia / BBC Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência