Alumínio pode causar Alzheimer, segundo estudo

de Julia Moretto 0

A ligação entre o alumínio e a doença de Alzheimer existe há muito tempo. Mas muitos cientistas acreditam que não há provas suficientes para culpar o metal, utilizado para fins variados. 

No entanto, professor Chris Exley, da Universidade de Keele, diz que sua mais recente pesquisa confirma que o material desempenha um papel no declínio cognitivo. Quando os novos resultados são colocados no contexto do que já é conhecido sobre o alumínio e a doença de Alzheimer seu significado se torna concreto.

Os cientistas já sabem que o teor de alumínio no tecido cerebral de pessoas com doença de Alzheimer (de início tardio e esporádica) é significativamente mais elevado do que o encontrado em controlos com a mesma idade.  Assim, os indivíduos que desenvolvem a doença de Alzheimer na velhice acumulam mais alumínio no tecido cerebral do que indivíduos da mesma idade sem a doença.

Níveis de alumínio mais elevados foram encontrados nos cérebros de indivíduos diagnosticados com uma forma precoce da doença de Alzheimer esporádica, que experimentaram uma exposição invulgarmente elevada ao material através do ambiente. Isto significa que a doença de Alzheimer tem início em idades muito mais precoces, por exemplo, cinquenta ou sessenta anos, em indivíduos que foram expostos a níveis anormalmente elevados de alumínio na sua vida cotidiana.

Os níveis de alumínio no tecido cerebral de indivíduos com doença de Alzheimer familiar são semelhantes aos registados em indivíduos que morreram de uma encefalopatia induzida por alumínio, enquanto fazem diálise renal.

De acordo com os dados quantitativos, que também utilizaram um método de microscopia de fluorescência para fornecer imagens de alumínio no tecido cerebral dos pacientes com a doença de Alzheimer familiar.

A doença de Alzheimer familiar é o primeiro estágio da doença, quando os sintomas aparecem com 30 ou 40 anos de idade. É uma condição extremamente rara e constitui apenas 2 a 3 por cento de todos os casos de doença de Alzheimer.  As suas bases são mutações genéticas associadas a uma proteína denominada beta-amiloide, uma proteína que tem sido fortemente associada com a causa de todas as formas de doença de Alzheimer.

Esta nova pesquisa pode sugerir que essas predisposições genéticas para a doença de início precoce estão ligadas de alguma forma ao acúmulo de alumínio no tecido cerebral. A exposição ambiental e ocupacional do alumínio resulta em níveis mais elevados de alumínio no tecido cerebral humano e em um início precoce da doença esporádica de Alzheimer. 

As predisposições genéticas, usadas ​​para definir doença familiar ou de início precoce de Alzheimer, também predispõem os indivíduos a níveis mais elevados de alumínio cerebral em uma idade muito mais jovem. A melhor forma de prevenção é tomar todas as precauções possíveis para reduzir o acúmulo de alumínio no nosso tecido cerebral através de nossas atividades diárias.

[ Daily Mail / Science Direct ] [ Fotos: Reprodução / Vostokmc ]

Jornal Ciência