Você sabia que um espirro pode paralisá-lo temporariamente?

de Merelyn Cerqueira 0

Monique Jeffrey, uma australiana de 28 anos, em 2012 sofreu um dos acidentes mais bizarros já relatados. De acordo com informações do Herald Sun da Austrália, uma noite, enquanto descansava em sua cama e lia e-mails pelo celular, ela espirrou. No processo, sentiu que algo de estranho tinha ocorrido em sua nuca e logo experimentou uma dor terrível. Neste momento, ela percebeu que seu pescoço estava paralisado.

Como estava com o celular nas mãos durante o evento, ela conseguiu solicitar ajuda via mensagem de texto para o marido. Ela lhe contou que estava paralisada da cabeça até a altura dos ombros. Quando chegou ao hospital, ouviu dos médicos que havia torcido o pescoço e que alguns exercícios seriam suficientes para ajudá-la a recuperar os movimentos. 

No entanto, as dores não passavam e ela logo começou a sentir um certo formigamento no braço esquerdo. Acreditando se tratar de algo mais grave do que o diagnóstico original, ela foi novamente procurar ajuda médica. Desta vez, após realizar alguns exames, os médicos descobriram que a australiana havia deslocado duas vértebras cervicais.

Em sua radiografia, Monique pode ver que a primeira vértebra, mais próxima do crânio, tinha saltado sobre a segunda, o que lhe causou a paralisia temporária e uma posição desconfortável do pescoço – que estava pendendo em direção ao ombro direito. Os médicos finalmente conseguiram corrigir os danos causados pelo espirro, com o uso de um colar cervical, e a australiana não apresentou sequelas neurológicas ou vertebrais.

[ Arbroath / Digital Spy ] [ Foto: Reprodução / Arbroath ]

Jornal Ciência