Por que fechamos nossos olhos quando espirramos?

de Gustavo Teixera 0

A anatomia de um espirro é bastante repugnante. Alguém com um resfriado, alergias, ou apenas com cócegas no nariz, leva menos de um segundo para ejetar cerca de 5.000 gotas de muco de suas narinas a velocidades de até 160 quilômetros por hora.

Essas partículas de muco infeccioso podem viajar até quase 9 metros e permanecer no ar por até 10 minutos, criando uma nuvem com alto risco biológico para qualquer pessoa no caminho. Nosso corpo não se importa em soltar germes em alta velocidade, mas parece que não gosta muito de olhar para isso. Durante um espirro, a maioria das pessoas involuntariamente fecha seus olhos como uma ação reflexa. Por quê? O que acontece se tentarmos mantê-los abertos?

Parte do reflexo do espirro envolve músculos na região das pálpebras”, diz Dale Tylor, pediatra e otorrinolaringologista geral da Fundação Médica do Distrito de Washington, em Fremont, Califórnia. “Eu estaria especulando, mas provavelmente não faz sentido ficar com seus olhos abertos quando você tem essas dezenas de milhares de micropartículas saindo em altas velocidades de seu nariz, porque então eles poderiam entrar em seus olhos”, completou Tylor.

Tylor acrescenta que o cenário não é científico, não existe uma resposta definitiva sobre o porquê de fecharmos os olhos, apenas uma suposição baseada em pensarmos que nosso corpo está tentando se defender do muco.

Algumas pessoas, no entanto, podem manter seus olhos abertos durante um espirro, como a jovem que capturou essa façanha em vídeo. Pessoas que conseguem fazer isso são raras, de acordo com Tylor. E qualquer lenda urbana sobre seus olhos saltarem para fora se você espirrar de olhos abertos não é realmente possível. Ainda assim, enquanto você pode tentar espirrar com os olhos abertos, é melhor deixar seu corpo fazer o que faz melhor: protegê-lo de suas próprias funções nojentas.

[ Mental Floss ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência