Você acha que só narcisistas tiram selfies? Estudo diz que não!

de Redação Jornal Ciência 0

Há algum tempo o termo “selfie” (foto de si mesmo) se popularizou de uma forma incrível, mas a pergunta que fica é: dá para saber como é a personalidade da pessoa só pela forma que ela tira foto de si mesma? Alguém que tira muitas selfies pode ser considerado narcisista?

Pesquisadores da Universidade de Brigham Young realizaram entrevistas para investigar o que faz com que as pessoas tirem selfies e por que tal ato se tornou uma obsessão. Com isso, eles encontraram 3 tipos de “tiradores de selfie”: os comunicadores, os autobiográfos e os exibicionistas.

Self-photo Woman Beautiful Selfie Photo Charm

Comunicadores

A selfie vira um meio de comunicação com as outras pessoas. Que podem ser amigos (tanto na vida real quanto na virtual), familiares ou seus seguidores e fãs (no caso de pessoas famosas). Maureen Elinzano, um dos pesquisadores, afirma que esse tipo de tirador de selfie tem como premissa estabelecer um diálogo, ou seja, a comunicação.

 

Autobiográfos

Têm como objetivos guardar lembranças, como num álbum de fotografia. Não para, necessariamente, mostrar para alguém, ou se comunicar.

 

Exibicionistas

Esse grupo, como o nome já revela, tem apenas o intuito de ser visto pelas outras pessoas, sem precisar se comunicar. Esses “tiradores de selfie” gostam de expor as suas vidas para que todo mundo saiba o que está acontecendo. Segundo Harper Anderson, que também participou da pesquisa, é fácil darmos um exemplo: Kim Kardashian.

 

Como a pesquisa foi feita?

Apenas voluntários fizeram parte das pesquisas. Eles analisavam o perfil de outras pessoas e falavam o que imaginavam que motivava cada uma delas. Os dados analisados foram compilados em cartões e distribuídos entre os 46 participantes. Eles organizaram os perfis de maneira hierárquica e conversando com suas motivações.

 

Steve afirma que a pesquisa tem fins exploratórios preliminares, sendo assim, os resultados não podem se aplicar a todos. A conclusão disso é que os tiradores de selfies são sim narcisistas, mas cada um é motivado por algo diferente. Matt Lewis complementa que os motivos por trás de cada selfie são importantes, pois no futuro a História será contada por elas.

[ Science Daily / CNET ] [ Foto: Reprodução / Pixabay / Pixabay ]

Jornal Ciência