Cientistas criam aplicativo que promete tirar a selfie perfeita

de Merelyn Cerqueira 0

Embora seja tudo uma questão de posicionamento do rosto e controle de iluminação, conseguir uma selfie perfeita é muito difícil para a maioria das pessoas.

Sabendo disso, cientistas de informática da Universidade de Waterloo, no Canadá, criaram um aplicativo que promete ajudar a tirar a selfie perfeita. Por meio de algoritmos o programa ajuda o usuário a corrigir o ângulo da cabeça com base na iluminação do ambiente.

Os pesquisadores levaram em conta centenas de fotos virtuais de avatares para desenvolver o aplicativo, bem como ensaios realizados com pessoas reais, que afirmaram que o programa melhorou em 26% as selfies. Com informações do Daily Mail.

cientistas-criam-aplicativo-para-sefie-perfeita_1

“A selfie se torna cada vez mais um caminho normal para que as pessoas expressem suas experiências, e nem todas elas são feitas de forma igual”, disse o professor Dan Vogel, que criou o aplicativo.

“Ao contrário de outros aplicativos que melhoram as fotos prontas, este sistema dá uma direção, mostrando ao usuário o que deve ser feito para o registro sair melhor”.

cientistas-criam-aplicativo-para-sefie-perfeita_2

Para desenvolver o aplicativo, os pesquisadores utilizaram varreduras digitais em 3D de pessoas de aparência comum. Então, registraram uma série de selfies virtuais destes avatares, mudando a direção da iluminação em relação à posição e tamanho do rosto em cada foto.

Depois, convidaram milhares de pessoas para avaliar as fotos e dizer qual delas achavam mais bonitas.

Com isso, os cientistas conseguiram determinar um padrão por meio dos votos e transformá-lo em um modelo matemático para desenvolver um algoritmo que orientaria as pessoas a registrarem boas selfies.

cientistas-criam-aplicativo-para-sefie-perfeita_3

Para testar o sucesso do programa eles convidaram pessoas para que usassem o aplicativo de câmera comum e, em seguida, o que era alimentado pelos algoritmos. Os resultados mostraram que houve uma melhoria de 26% nas selfies registradas pelo novo aplicativo.

cientistas-criam-aplicativo-para-sefie-perfeita_4

A equipe espera expandir a capacidade do aplicativo no futuro para que ele possa até mesmo dizer qual a melhor posição do cabelo, tipo de sorriso e quais as melhores roupas para se usar.

“Este é apenas o começo do que é possível”, disse Vogel. “Nós podemos expandir as variáveis ​​para incluir aspectos como penteado, tipos de sorriso ou mesmo a roupa que você usa. Quando se trata de ensinar as pessoas a tirar melhores selfies, o céu é o limite”.

O nome do aplicativo não foi revelado, e não constam informações se já foi ou será disponibilizado ao público. Os testes foram feitos por meio de softwares de computador e pesquisas online.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência