Tinder para orangotangos permite que fêmea escolha seu parceiro

de Merelyn Cerqueira 0

Em uma atitude inusitada, um zoológico holandês criou uma espécie de “Tinder” para que fêmeas de orangotangos encontrem um parceiro ideal. A ideia é que os funcionários aprendam mais sobre as escolhas de acasalamento e as chances de reprodução.

 

O animal selecionará o parceiro preferido em um tablet antes de encontrá-lo, segundo informações do The GuardianChamado de “Tinder for orangutans” (“Tinder para orangotangos”, em tradução livre), o programa será usado em um experimento com Samboja, uma fêmea de 11 anos, que selecionará um potencial parceiro em meio a fotos de um banco de dados internacional de macacos.

 

O objetivo, de acordo com Thomas Bionda, biólogo comportamental do zoológico, é que seja obtida uma maior visão sobre como as fêmeas fazem suas escolhas de acasalamento. O zoológico espera apenas poder promover um encontro bem-sucedido, mesmo se o macho precisar vir de lugares distantes, como Cingapura.

 

Muitas vezes, os animais precisam ser levados de volta para o zoológico de onde vieram, sem acasalar”, explicou Bionda. “As coisas nem sempre vão bem quando um macho e uma fêmea se encontram pela primeira vez”. O projeto faz parte de um programa ainda mais amplo que busca analisar o papel das emoções nas relações entre animais. “A emoção tem uma enorme importância evolutiva”, disse. “Se você não a interpreta corretamente na natureza, pode ser o fim”.

 

O principal desafio dos cientistas, no entanto, foi construir uma tela touchscreen resistente o suficiente para o manuseio dos primatas, de acordo com a pesquisadors Evy van Berlo. Para isso, um tablet reforçado com armações de aço foi testado com sucesso há algumas semanas em dois orangotangos mais velhos. Porém, o modelo não conseguiu resistir à atenção de Samboja.

 

A tela então foi novamente reforçada, e os pesquisadores estão trabalhando na aparência do dispositivo para que este fique ainda mais chamativo. Segundo Bionda, embora seja completamente digital, o cheiro também desempenha um papel importante. “Mas, com os orangotangos é mais sobre o que você pode ver é o que você pode receber”, explicou.

[ The Guardian ] [ Foto: Reprodução / The Guardian ]

Jornal Ciência