Socorristas encontram orangotango filhote quase “mumificado” em caixa de papelão

de Gustavo Teixera 0

Quando os socorristas da organização de proteção International Animal Rescue responderam a uma chamada recente, eles não tinham ideia de que seria “um dos casos mais chocantes de crueldade animal que eles já tinham visto”. Um orangotango bebê órfão, deixado para morrer em uma caixa de papelão, estava quase mumificado pelo Sol e pela desnutrição.

Surpreendentemente, o bebê orangotango de 5 meses de idade, cujo nome é Gito, ainda estava vivo. Mas não havia tempo a perder: ele precisava de cuidados médicos urgentemente. Gito tinha perdido sua mãe recentemente – morta por um caçador – e estava vivendo como um animal de estimação em uma vila em Bornéu, na Ásia.

socorristas-encontram-orangotango-quase-mumificado_2

A pequena caixa de papelão em que ele vivia não tinha cobertura e estava encharcada de urina. Inicialmente, os socorristas acreditaram que ele estava morto quando o encontraram.

socorristas-encontram-orangotango-quase-mumificado

“Ele estava deitado como um cadáver, com os braços cruzados sobre o peito, o que, juntamente com a falta de pelos e a pele escamosa cinzenta, o fazia parecer quase mumificado em seu caixão de papelão”, explicou um representante socorrista do International Animal Rescue. Resgatando o animal, a equipe imediatamente embarcou na caminhada de nove horas para a clínica médica. Apesar das probabilidades, Gito conseguiu sobreviver à viagem. A equipe médica estava esperando por ele, e após um rápido exame, ele foi diagnosticado que ele estava sofrendo de sarna sarcóptica.

socorristas-encontram-orangotango-quase-mumificado_4

Gito estava tão fraco, que mal podia sentar-se propriamente. “Nossa equipe notou um aumento significativo no número de orangotangos bebê mantidos como animais de estimação e alguns deles foram tirados da natureza”, disse o diretor executivo da International Animal Rescue, Alan Knight, numa declaração em seu site.

Tragicamente, o número de orangotangos em situação semelhante à de Gito está aumentando cada vez mais, já que quase 80% da população de orangotangos foi perdida nos últimos 100 anos.

[ Boredom Therapy / International Animal Rescue ] [ Fotos: Reprodução / Boredom Therapy ]

Jornal Ciência