Para salvar sua espécie, o último rinoceronte-branco do norte macho está no Tinder

de Gustavo Teixera 0

O último rinoceronte-branco do norte macho chamado Sudan, tem 42 anos e está solteiro. Ele vive no OI Pejeta Conservancy, uma área de proteção no Quênia, cercado por seguranças que passam 24 horas por dia ao seu lado armados com escopetas, rifles e óculos de visão noturna, para que ninguém se aproxime indevidamente. 

Sudan está recebendo uma campanha para incentivar sua reprodução, já que ele é o último de sua espécie.

Por isso, a OI Peleja se juntou ao aplicativo de relacionamento Tinder para arrecadar fundos para realizar uma fertilização in vitro. Eles esperam arrecadar cerca de 10 milhões de dólares para realizar tal ação e, assim, salvarem a espécie. 

Sudan6

Até agora, as tentativas de acasalamento de Sudan com outras fêmeas, foram frustradas. Esta espécie de rinoceronte corre grave risco de ser extinta devido à ação de caçadores que pretendem vender seu chifre por até 100 mil dólares o quilo. Os compradores acreditam que o chifre do rinoceronte-branco do norte possua capacidades de curas.

Sudan4

Sudan5

No Tinder, Sudan, é descrito como “único”, que gosta de comer grama e relaxar na lama.  Além disso o perfil também diz que

“Eu ajo bem sob pressão…tenho 1.83 m de altura e peso 2,2 mil kg, se isso importa” e que “o destino da minha espécie literalmente depende de mim”.

Além da ameaça dos caçadores, também existe a ameaça do próprio tempo, já que os 42 anos que Sudan possui equivalem a 100 anos aos seres humanos. 

Sudan1

Os usuários do aplicativo podem realizar doações para salvar está espécie, enquanto os cientistas e pesquisadores tentam encontrar um jeito de realizar essa fertilização in vitro que jamais fora realizada em rinocerontes.

Até esse dia chegar, Sudan permanecerá cercado por seguranças armados para garantir sua segurança e continuará atrás de uma namorada para salvar sua espécie.

Fonte: Hypeness Fotos: Reprodução / Hypeness 

Jornal Ciência