Smart Photo: novo recurso do Tinder está fazendo experimentos com suas fotos

de Merelyn Cerqueira 0

Até quem não está acostumado com sites e aplicativos de namoro já deve estar ciente: as fotos podem fazer toda a diferença na hora de ganhar um match.

O próprio aplicativo Tinder, por exemplo, salienta aos usuários que fotos sem sorrisos, que cubram parte – ou totalmente – o rosto, em grupo, usando chapéu, boné ou óculos escuros são consideradas negativas, de acordo com informações do site Quartz.

Com sua popularidade em ascensão, o Tinder basicamente consiste em um repositório de breves perfis pessoais – com fotos – pelos quais você pode se interessar e iniciar uma interação. Assim, conforme um usuário navega, pode escolher demonstrar interesse pela pessoa, ou deslizar para o lado para ver a próxima.   Contudo, recentemente, a empresa lançou um recurso chamado Smart Photos. Com o objetivo maximizar as chances de uma pessoa receber um match (reciprocidade de interesse), ele usa do sistema de aprendizado de máquina para identificar quais fotos funcionam e quais não.

Tudo começa com testes de troca de fotos, presentes no perfil de um usuário e que são vistas primeiro. Em seguida, o sistema analisa por meio das respostas dos usuários, quantas vezes elas foram deslizadas para a esquerda (negando a conexão) ou para a direita (concordando com uma potencial conexão). Então, com base nestes dados, o aplicativo reordena as fotos dos usuários para mostrar quais têm mais potencial de receber um match

De acordo com o blog da empresa, durante testes, os usuários afirmaram que viram um aumento de até 12% nas interações.  Além disso, o algoritmo também se ajusta às preferências do usuário. Por exemplo, se uma foto abraçando um pet é sua melhor aposta, ele geralmente irá mostrá-la como principal. No entanto, você corre o risco de ela chegar até pessoas que costumam não se interessar pelo assunto, logo, o Tinder mostrará uma imagem alternativa para aumentar suas chances.

O Smart Photo leva em conta o padrão de correspondência de cada usuário para selecionar quais fotos deverão ser mostradas primeiro. É um sistema que fica cada vez mais inteligente à medida que você desliza a tela ou marca conexão”, escreveu a empresa.

Para aqueles que se sentirem desconfortáveis com a ideia, o aplicativo também permite a desativação do recurso.

[ QZ ] [ Foto: Reprodução / QZ ]

Jornal Ciência