Aplicativo permite que homens testem sua fertilidade pelo celular

de Merelyn Cerqueira 0

Desenvolvido para transformar as câmeras de smartphones em verdadeiros microscópios, o chamado YO Home Sperm Test é um aplicativo que promete ajudar os homens a testarem sua fertilidade por meio da contagem de espermatozoides.

 

De acordo com informações do jornal Daily Mail, basta uma pequena amostra de esperma e o uso de um dispositivo anexado ao telefone para o aplicativo realizar a contagem e verificação da motilidade das células reprodutivas masculinas. Segundo os desenvolvedores, o aplicativo tem o objetivo de salvar milhões de homens do processo – considerado embaraçoso por muitos – de ir ao consultório médico.

aplicativo-permite-verificar-fertilidade_2

O app já foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) e, de acordo com relatórios, foi considerado uma forma medicamente legítima de descobrir o status de fertilidade de um homem. Em uma declaração, a CEO da marca, Marcia Deutsche, disse que a “explosão de aplicativos e wearebles [tecnologias vestíveis] dedicados a aperfeiçoar as chances de gravidez são evidências de que as pessoas desejam ter mais consciência de seu status de fertilidade”.

aplicativo-permite-verificar-fertilidade_3

No entanto, a maior parte dessas novas ferramentas compreende as mulheres”, acrescentou. “Nenhuma outra empresa está abordando a saúde masculina dessa forma”. Embora existam kits para a realização de testes caseiros, Deutsche garante que YO é diferente, uma vez que oferece também o teste de motilidade.

aplicativo-permite-verificar-fertilidade_4

Se um homem está produzindo 100 milhões de espermatozoides, mas eles estão todos mortos ou imóveis, é inútil saber se a concentração é considerada normal”, explicou. “A chave é avaliar os espermatozoides que estão se movendo, pois eles são os que fertilizam o óvulo durante uma concepção normal”. “YO está abrindo caminho para uma nova abordagem e oferecendo aos consumidores informações valiosas e confiáveis, trazendo clareza a um dos maiores momentos da vida: o de começar uma família”.

 

Estima-se que em aproximadamente 40% dos casais inférteis, o parceiro masculino seja a única causa ou causa contributiva para a infertilidade. Baixa contagem e motilidade dos espermatozoides são algumas razões para isso, bem como os espermatozoides que morrem antes de chegar ao óvulo ou os que não se formam corretamente.

 

A maioria dos tratamentos para infertilidade, no entanto, é voltada para as mulheres, e incluem estimulação da ovulação ou cirurgia para correção de problemas, como forma uterina anormal e bloqueio das trompas. Já para os homens, os tratamentos disponíveis atualmente incluem algumas drogas para estimulação da fertilidade, cirurgia para correção da varicocele, ressecção do duto ejaculatório e reversão de vasectomia. Outro tratamento comumente considerado é a doação de esperma.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência