Veja como a Psicologia pode ajudar você a criar novos hábitos

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas falham ou não conseguem criar um novo hábito para suas vidas. Muitas vezes empecilhos são criados quando se adotam novos costumes.

 

O psicólogo BJ Foog, da Universidade de Stafonrd, na Califórnia, Estados Unidos, relatou que a grande barreira que faz as pessoas não realizarem novos hábitos é por que elas escolhem fazer coisas que não as agradam. Foog estuda a Psicologia por trás da criação de novos hábitos há mais de 20 anos e apontou que muitas vezes quando uma pessoa diz que irá mais à academia, mas não consegue, isso se deve ao fato de ela não gostar do ambiente, e seria melhor essa pessoa passar a praticar atividades físicas que a cativem.

 

Ainda segundo o especialista, quando se tenta criar novos hábitos é preciso treinar o cérebro para que ele se adapte a certas mudanças e após realizar esse novo hábito é preciso contemplá-lo para dar mais confiança. Uma maneira fácil de realizar os novos hábitos é pensar em mudanças simples, segundo Foog. Por exemplo, uma pessoa que leva uma vida sedentária vai encontrar dificuldades se criar a meta de correr por duas horas todos os dias.

 

Alguns experimentos que analisaram empresas como Google, Twitter, Facebook, Instagram comprovou a eficácia dessa tática. Eles fizeram com que os usuários desses sites criassem o hábito de adotar as ferramentas disponíveis e assim conseguiram alcançar resultados significativos de lucro. 

 

Foog procura entender a relação entre atividade corriqueira, persuasão e criação de novos hábitos. Ele explicou que é muito importante deixar claro qual é o objetivo quando se tenta criar um novo hábito. Após ter identificado o objetivo, é preciso pensar em comportamentos fáceis, que são chamados por Foog de “pequenos hábitos”.

 

O psicólogo revelou que criar e preservar esses pequenos hábitos dá grande motivação psicológica para continuar até que o objetivo seja cumprido, e a melhor forma é fazer isso de maneira gradual.

[ Quartz ] [ Fotos: Reprodução / Rus News Info ]

Jornal Ciência