TOP 13 superstições de Ano Novo ao redor do mundo

de Julia Moretto 0

Da América à Austrália, todo mundo quer começar o Ano Novo com o pé direito. Confira 15 rituais de todo o mundo que são realizados para garantir um ano repleto de felicidade, prosperidade, amor e aventura. 

1 – América Latina

Em muitos países da América Latina, foliões de ano novo passam com uma mala vazia pela sua porta da frente – ou as arrastam em torno de um quarto ou quarteirão em círculos – para que o próximo ano seja repleto de aventura e viagens. 

2 – Espanha

Algumas pessoas bebem vinho espumante à meia-noite na véspera de Ano Novo, mas na Espanha – e em alguns países da América Latina -, eles mantém as uvas intactas até que o momento esperado chegue, então comem 12 uvas – uma para cada mês do ano.  

3 – Argentina

Na Argentina, o feijão não é apenas valorizado por sua fibra, ele também é considerado um símbolo da sorte. Comê-los logo antes da meia-noite, significa segurança no emprego no próximo ano.

 4 – Belarus

Em Belarus, as mulheres solteiras à procura de amor duradouro se sentam em círculo, cada uma com uma pilha de milho em sua frente. Um galo é colocado no centro do círculo e a mulher cujo prato o animal bicar primeiro será a primeira a se casar. 

5 – China

O Ano Novo Chinês – conhecido como o “Festival da Primavera” – corresponde à virada do calendário chinês, e tecnicamente não é comemorado até o final de janeiro a meados de fevereiro. Mas, assim como em muitos países ocidentais, a ocasião é marcada com numerosas tradições e superstições.

Um costume de boa sorte é limpar sua casa como uma maneira de inaugurar o próximo ano. E durante os dois primeiros dias do Ano Novo, as donas de casa não limpam suas casas, para evitar varrer qualquer fortuna persistente. 

6 – Dinamarca

A maioria das pessoas jogam pratos quebrados no lixo, mas na Dinamarca, há uma maneira mais criativa de eliminá-los. No Ano Novo, eles lançam os cacos na casa de seus amigos e familiares como um gesto de boa sorte.

7 – Romênia

Na região leste da Romênia, os moradores se vestem com peles de urso reais e dançam pelas ruas para afastar a má sorte. O ritual ocorre todo ano entre o Natal e Ano Novo. Essa tradição é herdada da antiga Roma. 

8 – Estados Unidos

Nos Estados Unidos, muitas famílias do sul comem um jantar de Ano Novo com legumes e carne de porco. Para eles, o último prato traz boa sorte. Ninguém sabe como esta tradição começou, mas algumas pessoas dizem que começou após a Guerra Civil, quando soldados da União roubaram todos os suprimentos de comida. 

9 – África do Sul

Em Joanesburgo, na África do Sul, os moradores que vivem no bairro Hillbrow atiram móveis velhos pela janela ou pela varanda. Este ato simboliza o fim do velho para a entrada do novo.

10 – Finlândia

Em alguns países nórdicos, como a Finlândia, as pessoas derretem as ferraduras de estanho, em seguida, despejam o líquido resultante em água fria e observam enquanto formam uma forma nova. A forma prevê que tipo de ano que você vai ter. 

11 – Brasil

Muitos brasileiros acreditam que dar presentes para Iemanjá, um espírito do oceano afro-brasileira, na véspera do Ano Novo vai proporcionar um bom ano. 

12 – Equador

Para os foliões da véspera de Ano Novo no Equador, um espantalho serve como um símbolo de energia má do ano anterior. Eles queimam a efígie de palha para promover um novo começo.

13 – Filipinas

A véspera de Ano Novo é tipicamente turbulenta na maioria das culturas, mas as pessoas nas Filipinas fazem muito barulho. Para afugentar os maus espíritos, eles batem panelas e frigideiras, soltam fogos de artifício, e até mesmo disparam armas para o ar – tudo em conjunto!

[ Mental Floss ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência