Seu pênis diminui de tamanho no frio? Entenda porque isso ocorre!

de Bruno Rizzato 0

Muitos homens já estranharam uma repentina diminuição peniana em dias mais frios, ou em locais onde a temperatura é menor. Por mais estranho que pareça, isso é absolutamente normal.

O mesmo acontece com o corpo quando saímos desprotegidos em um dia frio. A musculatura do corpo irá se contrair de forma inconsciente e a pessoa tentará se encolher para se proteger da sensação gelada. Porém, o corpo humano possui os ossos, já o órgão cavernoso masculino – o famoso pênis – é apenas um músculo.

A redução superficial é um mecanismo de defesa da pele humana para que menos calor seja perdido, mantendo a temperatura equilibrada por mais tempo. No pênis, a pele é elástica, e tal diminuição acaba sendo ainda mais notável. De acordo com a Harvard Health Publications, os vasos sanguíneos do pênis são contraídos por conta das temperaturas frias, mas ainda são capazes de se expandirem ao tamanho habitual, uma vez que o fluxo de sangue comece.

Porém, tudo não passa de um mecanismo temporário, sem afetar a ereção, por exemplo. “Não existe uma relação fiel entre o estado de flacidez e a ereção, isto é, o pênis é uma estrutura complexa, elástica e dinâmica, que tende a se retrair no frio ou em situações de estresse, por exemplo. Assim, um pequeno pênis flácido pode dobrar – ou mais – de tamanho quando ereto”, relatou a Sociedade Brasileira de Urologia.

No entanto, a produção de espermatozoides pode ser afetada pela mudança de temperatura. Acredita-se que ela prospere em temperaturas ligeiramente abaixo das temperaturas corporais normais. Um pequeno aumento de temperatura pode afetar negativamente a produção de esperma e de testosterona.

Aconselha-se que homens mantenham sua área genital com certa ventilação, evitando calças apertadas e quentes, além de lugares úmidos – como banheiras quentes – por longos períodos de tempo, para que mantenham a fertilidade.

Fonte: Brasil Post / Medical Daily / Sociedade Brasileira de Urologia Foto: Reprodução / Domínio Público

Jornal Ciência