Seu filho senta assim? Entenda por que ele precisa parar de fazer isso imediatamente

de Merelyn Cerqueira 0

Sentar-se em “W”, com os joelhos e ponta dos pés no chão é muito comum entre as crianças. No entanto, o Serviço Pediátrico dos EUA adverte que essa posição pode ser muito perigosa.

  • 1 – Limitação da força: enquanto que a posição dá suporte ao corpo da criança, ela de fato não vai precisar fazer força nos músculos abdominais e das costas para permanecer confortável, e é justamente por isso que sentam assim – ou simplesmente por quererem imitar outra criança.
  • 2 – Tensão muscular: no entanto, embora pareçam e se sintam confortáveis, a posição pode resultar em tensão muscular, especialmente nas regiões das pernas e quadril, bem como joelhos e tornozelos da criança.
  • 3 – Agravamento de problemas neurológicos: o chamado tônus muscular é um estado de tensão elástica associado ao músculo em repouso e permite iniciar rapidamente uma contração após um impulso nervoso. Quando se apresenta baixo (com músculos flácidos), significa que a força muscular foi reduzida pela falta de exercício dos músculos. Como estes tendem a amolecer cada vez mais, a criança encontra dificuldades para manter o corpo ereto.

Logo, pediatras afirmam que deixar a criança na pose de “W” por muito tempo pode atrasar seu desenvolvimento, especialmente do sistema motor, que inclui elementos como coordenação e equilíbrio.

O que pode ser feito?

A recomendação, embora alarmista, é que os pais façam com que os filhos parem de se sentar assim, exigindo isso imediatamente a cada vez que ocorrer. Basta repreendê-los e mover suas pernas para uma posição adequada.

Fonte: PopSugar Fotos: Reprodução / PopSugar

Jornal Ciência