Criança morre após um ano de coma decorrente do uso de anestesia geral em procedimento odontológico

de Merelyn Cerqueira 0

Uma criança russa chamada Lisa Epifanova de apenas dois anos de idade entrou em colapso após passar por um procedimento odontológico que a deixou cerca de um ano em coma.

 

O caso aconteceu um hospital na região de Sverdlovsk Oblast, para onde foi levada após uma anestesia geral– usada para um tratamento de cáries – dar errado.

356334C500000578-0-image-a-164_1466175529758

Conforme reportado pelo Mail Online, a menina estava com muito medo do dentista e, por isso, foi decidido que uma anestesia geral seria a solução. Contudo, Lisa não acordou, caindo em um coma que durou cerca de um ano. Nesse período, os médicos descobriram que ela havia sofrido uma lesão cerebral, e em consequência disso, passou o restante de seus dias sob uma máquina de suporte à vida.

 

A mãe, Natalia, disse que acariciava os cabelos da menina no momento em que ela parou de respirar. “Eu chamei um médico, e em seguida, uma equipe surgiu tentando reanimá-la”, disse. “Nada funcionou”. Segundo os médicos, o coma havia sido causado por uma reação adversa à anestesia. 

356334CE00000578-0-image-m-167_1466175559595

Segundo a neurologista e pediatra Alexey Sulimov, que atendeu o caso, os médicos raramente usam esse tipo de procedimento em pacientes jovens e crianças, por ser “muito perigoso”. Segundo ela, “tais procedimentos só devem ser feitos em casos mais difíceis e com o consentimento dos pais”, disse.

 

Agora, a polícia investiga os detalhes da morte. Os pais de Lisa ganharam uma batalha judicial contra a clínica odontológica responsável, recebendo cerca de 21.300 libras esterlinas (cerca de 80.940 reais), que ajudarão a cobrir os gastos hospitalares e mais uma quantia de compensação pela perda.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência