Queimação nos pés pode ser sinal de diabetes ou doenças na coluna; veja as 8 causas mais comuns

O problema pode ser ocasionado até mesmo por efeitos colaterais inesperados de medicamentos e doenças renais

de Redação Jornal Ciência 0

Embora na maioria das vezes sentir queimação nos pés e pernas não indique algo muito grave, quando ocorre de modo persistente ou progressivo, o sintoma merece atenção médica. 

Apelidada de “Síndrome dos Pés Quentes”, pode ser uma condição altamente dolorosa e afetar qualquer pessoa, gerando desconforto e mal-estar.

Existem vários motivos para que a sensação de queimação ocorra; algumas doenças sérias podem estar envolvidas. Abaixo você confere uma lista de possíveis causas para ficar alerta e prevenir problemas futuros.

1 – Danos aos nervos

Também chamada de neuropatia, a queimação pode surgir quando sensíveis nervos dos pés sofrem lesões. Isso geralmente é causado por doença. As fibras nervosas podem se tornar hiperativas, falhando e enviando mensagens confusas para o cérebro.

Às vezes, eles podem enviar sinais de dor, em outras vezes, enviar sensações de formigamento, calor ou dormência. Apesar de parecer “simples”, estas sensações podem variar em diversos níveis, indo de incômodos ou desconfortos leves até situações graves e completamente debilitantes.

A causa mais comum de neuropatia é a diabetes, abuso de álcool, deficiência de vitaminas, doenças renais e efeitos colaterais inesperados de medicamentos. É comum que não somente os nervos dos pés sejam afetados, mas também das pernas, causando dor e dormência que se irradiam para a parte inferior das pernas, pés e dedos.

2 – Diabetes

Como citado acima, a diabetes é um dos fatores que provoca a neuropatia. A doença não controlada reduz o fluxo de oxigênio que chega aos nervos por meio dos vasos sanguíneos, dando início a um processo inflamatório.

É justamente neste momento que a sensibilidade dos pés é afetada pela neuropatia. É importante salientar que 15% das pessoas com diabetes irão desenvolver neuropatia, gerando sintomas de queimação, ardência, dormência e formigamento nos pés. É fundamental ficar alerta aos primeiros sinais e buscar ajuda médica, já que milhões convivem com a diabetes e não sabem.

3 – Hormônios femininos

Entre as mulheres, os sintomas de queimação podem ocorrer como resultado de mudanças fisiológicas em hormônios durante o período menstrual. Geralmente, os hormônios envolvidos no ciclo podem gerar aumento da temperatura corporal e desconforto nos pés.

Porém, a queimação é mais comum entre mulheres que já entraram no período da menopausa, onde o aumento de temperatura corporal pelo desregulamento hormonal acaba sendo mais comum.

4 – Eritromelalgia

A eritromelalgia é um tipo de síndrome considerada rara. Ela gera intensa dilatação periódica de pequenas artérias — chamadas arteríolas — provocando dor muito parecida a queimação, sensação de “pele quente” e vermelhidão nos pés.

Apesar de menos comum, os mesmos sintomas também podem ocorrer nas mãos, mas apenas em 25% dos pacientes com a doença. Há registros de casos em que outras partes do corpo, como as orelhas, são acometidas com os sintomas.

Alguns pacientes têm reversão ou remissão durante meses ou anos, ou seja, os sintomas podem desaparecer e surgirem novamente, de tempos em tempos.

5 – Má circulação sanguínea

Especialmente em pessoas com varizes nos membros inferiores, sintomas como queimação nos pés podem surgir, além de sensação de desconforto, dor e peso nas pernas. Geralmente, a queimação surge após um dia de trabalho ou por ficar longos períodos em pé.

Nestes casos, existe uma dificuldade de o sangue das pernas retornar em direção ao coração, caracterizando uma doença chamada insuficiência venosa que deve ser analisada e tratada por um angiologista.

6 – Lesões na coluna

Pessoas que sofrem de doenças na coluna vertebral, como hérnias de disco, desvios de postura (cifose, lordose, escoliose), artrose ou “bico de papagaio”, podem danificar várias estruturas de nervos sensíveis que passam pela coluna em direção aos membros inferiores.

Ao serem danificados ou pressionados pelas doenças citadas, os impulsos nervosos enviados ficam prejudicados, o que pode gerar formigamento, dor e queimação, não somente nos pés, mas também nas pernas.

7 – Infecções

Apesar de pouco comum, infecções pelo vírus do Herpes Zóster, o mesmo que causa a catapora e que pode ser reativado no corpo anos depois, além de uma síndrome rara chamada Guillain-Barré (que não possui causa específica, mas acredita-se ser causada por diversos vírus), podem afetar os nervos periféricos e gerar inflamações que causam queimação, dor e formigamento nos locais que atingirem, como os pés.

8 – Fasceíte Plantar

De forma resumida, é um tipo de inflamação do tecido fibroso que reveste a “planta dos pés”, clinicamente conhecida como fáscia plantar. É mais comum em pessoas com excesso de peso que praticam atividades físicas de grande impacto, como corridas.

Outro fator para a inflamação da fáscia plantar é o uso excessivo de sapatos de salto alto, que geram danos aos tecidos da região pela pressão gerada pelo peso do corpo. Inflamação na fáscia pode ocasionar os sintomas de queimação e dor nos pés.

Tratamentos

Nos casos mais clássicos, o tratamento é feito com medicamentos como pregabalina, amitriptilina e gabapentina, para casos de neuropatia. Também são necessários exercícios físicos de alongamento e fortalecimento da musculatura através de ginástica ou pilates, sempre acompanhado por profissionais especializados.

Mudanças de hábitos alimentares são importantes para redução do peso quando o problema é ocasionado pela obesidade. O sobrepeso é um importante fator que contribui para as dores e queimação. Manter o peso adequado é necessário para o que tratamento possa ter sucesso.

Em casos de queimação, manter os pés em repouso e com as pernas elevadas, pode ajudar. Meias elásticas são opções para pacientes com varizes porque elas ajudam a melhorar o retorno do sangue dos membros inferiores, ajudando na circulação, mas apenas sob acompanhamento médico.

Em todo caso, é importantíssimo e imprescindível se consultar com médicos como neurologista, angiologista, endocrinologista, cardiologista, além de profissionais como fisioterapeuta, nutricionista, entre outros, para correto diagnóstico, acompanhamento e tratamento. 

Fonte(s): Feet First Clinic / HealthLine / Very Well Health Imagem de Capa: Reprodução / Kauvery Hospital Foto(s): Reprodução / Feet First Clinic / Feet First Clinic

Jornal Ciência