Apenas um cheeseburger é o suficiente para provocar doença hepática e diabetes, segundo especialistas

de Merelyn Cerqueira 0

Especialistas do Centro Alemão de Diabetes, em Dusseldorf, afirmaram que apenas uma refeição insalubre é o suficiente para alterar temporariamente o metabolismo do corpo. Quando consumidos de forma regular, esses alimentos ricos em gorduras saturadas podem causar danos duradouros, que incluem doença hepática e diabetes.

 

A teoria dos pesquisadores, de acordo com informações do jornal Daily Mail, foi testada em 14 homens saudáveis com idades entre 20 e 40 anos. Cada um dos voluntários recebeu ou um copo de óleo de palma (azeite de dendê) com sabor de baunilha ou um copo de água. O óleo de palma continha a mesma quantidade de gorduras saturadas que uma pizza de pepperoni de oito fatias ou um cheeseburger de 110 gramas servido com uma grande porção de batatas fritas.

 

Os testes mostraram que consumir óleo de palma resultava em um aumento imediato no acúmulo de gordura e sensibilidade reduzida à insulina, hormônio vital para regular o açúcar no sangue. O óleo também aumentou os níveis de triglicerídeos – tipo de gordura associada à doença cardíaca – alterou a função hepática, bem como levou a mudanças na atividade gênica associada à doença hepática gordurosa.

 

Os níveis de glucagon, hormônio que reduz o açúcar no sangue, também subiram, e efeitos semelhantes foram observados em ratos sob o mesmo tratamento de óleo.

 

De acordo com os pesquisadores, liderados pelo professor Michael Roden, a implicação prática do trabalho é que o consumo de óleo de palma provavelmente se assemelha aos efeitos da ingestão de uma refeição rica em gorduras saturadas. “Uma refeição como essa provavelmente seria suficiente para induzir resistência transitória à insulina e prejudicar o metabolismo hepático”, escreveram no artigo.

 

Presumimos que indivíduos magros e saudáveis sejam capazes de compensar adequadamente a ingestão excessiva de ácidos graxos saturados. No entanto, a exposição prolongada e repetida a tais nutrientes acabará pode levar à resistência insulínica crônica e doença hepática gordurosa não alcoólica [DHGNA]”.

 

O óleo de palma, segundo o estudo, foi associado à redução da sensibilidade à insulina em 25% de todo o corpo, 15% no fígado e 34% no tecido adiposo. Os níveis de triglicerídeos no fígado, por outro lado, foram elevados em 35%, enquanto que o mecanismo que gera glicose a partir de alimentos sem carboidratos tornou-se 70% mais ativo.

 

Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Clinical Investigation.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pexels ]

Jornal Ciência