Consumo de sal pode aumentar risco de diabetes, sugere novo estudo com 400 mil pessoas

O consumo excessivo de sal pode levar à obesidade e à inflamação, que são fatores de risco importantes para o diabetes tipo 2

de Redação Jornal Ciência 0

Pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, sugerem que o consumo excessivo de sal pode aumentar o risco de diabetes tipo 2.

O estudo, publicado na revista científica Mayo Clinic Proceedings, foi realizado a partir da análise de dados de 402.982 pessoas registradas no UK Biobank, um banco de informações sobre saúde do Reino Unido.

Os participantes do estudo, que não tinham diabetes, doença renal crônica, câncer ou doença cardiovascular no início da pesquisa, foram acompanhados por uma média de 11,9 anos. Durante esse período, foram registrados 13.120 casos de diabetes tipo 2.

As pessoas que afirmavam usar sal nas refeições “às vezes”, “geralmente” ou “sempre” apresentaram um risco 13%, 20% e 39% maior risco de desenvolver a doença, respectivamente, em comparação àqueles que “nunca” ou “raramente” usavam o sal adicional.

O consumo frequente de sal foi associado ao maior índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril, levando os pesquisadores a acreditarem que o sal incentiva o indivíduo a comer porções maiores nas refeições.

“Nossas descobertas indicam, pela primeira vez, que uma maior frequência de adição de sal aos alimentos e a ingestão de sal a longo prazo, está associada a um maior risco de diabetes tipo 2”, afirmam os pesquisadores no trabalho.

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo metaboliza o açúcar. A doença é caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, que podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrames e cegueira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos consumam menos de 5 gramas de sal por dia. No entanto, a média de consumo de sal na maioria dos países é muito maior. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média de consumo de sal é de 9 gramas por dia.

Os pesquisadores destacam que as descobertas do estudo são preliminares e que mais pesquisas são necessárias para confirmar a associação entre o consumo de sal e o risco de diabetes tipo 2. No entanto, eles acreditam que os resultados são preocupantes e as pessoas devem reduzir o consumo de sal para reduzir o risco de desenvolver a doença.

O sal pode aumentar a pressão arterial, o que danifica os vasos sanguíneos e dificulta a ação da insulina — um hormônio que ajuda o corpo a usar o açúcar no sangue para obter energia.

Além disso, o sal pode aumentar a inflamação no corpo, o que pode levar à resistência à insulina. Isso gera uma condição em que as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, elevando os níveis de açúcar no sangue. 

Fonte(s): New York Post Imagem de Capa: Reprodução / Daily Sabah via Shutterstock

Jornal Ciência