Não só o sal é um veneno para hipertensos. Nutricionista explica fatores surpreendentes que você não sabia!

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a pressão alta é causa de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Porém, diferente do senso comum, que sugere que o sódio (componente do sal de cozinha) é o único vilão da hipertensão, o consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados, a falta de alguns nutrientes e o sedentarismo também favorecem a condição, segundo informações do Diário de Biologia.

Para combatê-la, é essencial a administração de uma dieta segura, que começa pela interrupção do consumo de alguns alimentos industrializados, como biscoitos, congelados e conservas.

De acordo com a nutricionista Simone Cardoso, em um artigo para o site Minha Vida, estes alimentos são carregados de sódio e, portanto, não são recomendados para hipertensos. Confira outras dicas da especialista:

O que não devo colocar do carrinho do supermercado?

Segundo Cardoso, a dica é sempre ler a embalagem dos alimentos para conhecer o teor de sódio. Tenha em mente que produtos em salmoura e molhos em geral são os maiores vilões dos hipertensos.

Assim, evite coisas como azeitonas em conserva, ketchup, carnes enlatadas e embutidas, defumadas e processadas. Ao invés disso, opte por aves, peixes e carnes frescas.

Evite também refrigerantes e sucos processados, que mesmo em versões light e diet, podem conter alto teor de sódio, devido à presença de edulcorantes.

Como cozinhar a comida?

Por ser considerado um realçador de sabor, temos a tendência de acreditar que sem sal o alimento perde o gosto.

Logo, a dica da especialista é, ao invés de exagerar no sal, adicione ervas, limão ou vinagre, que ajudarão a melhorar o sabor da comida. Lembre-se, caldos em tablete, temperos prontos, molho de soja ou qualquer outro produto industrializado com glutamato monossódico devem ser cortados da cozinha.

Prefira alimentos com cálcio, potássio, magnésio e fibras

Embora estas sejam substâncias essenciais para todas as pessoas, para as hipertensas elas são ainda mais importantes.

Uma dieta rica em potássio e fibras provoca uma redução moderada da tensão arterial. Isso porque, o potássio provoca um aumento da eliminação de água, o que causa relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial.

Potássio e as fibras solúveis podem ser encontrados em altos níveis em legumes, verduras e frutas, que devem ser consumidas com cascas e crus, uma vez que o processo de cozimento reduz o teor de potássio.

Já o cálcio pode ser encontrado no leite e derivados (opte por aqueles com baixo teor de gordura), bem como em peixes como a sardinha e hortaliças verdes escuras.

Reduza a ingestão de gorduras

Pessoas hipertensas devem evitar ao máximo alimentos como manteiga, bacon e banha.

Ao invés disso, devem ser consideradas as chamadas gorduras monoinsaturadas ou ácidos gordos polinsaturados, como o óleo de girassol, azeite, óleo de colza (também chamada de couve-nabiça, é uma planta de cujas sementes se extrai o óleo), de linhaça ou de coco.

Fonte: Diário de Biologia / Minha Vida Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência