Porque o sal mata as lesmas?

de Merelyn Cerqueira 0

Você provavelmente já deve ter testado essa teoria na prática: para matar uma lesma, basta jogar sal nela. Mas o que acontece para que o sal seja capaz de murchar e matar esses gastrópodes viscosos?

 

A resposta para isso pode ser dada com apenas uma palavra: osmose. Esse processo, bem conhecido das aulas de Biologia, ocorre quando uma solução (que pode ser uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias) encontra uma membrana permeável. Basicamente, é um processo que envolve a passagem de um solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada, sem gasto de energia.

lesma

Dessa forma, conforme relatado pela Mental Floss, quando uma solução tiver em ambos os lados de uma membrana permeável, o solvente tende a passar através dessa membrana para o lado que tem mais soluto, de forma que, a concentração de ambos os lados é igualada. 

 

As lesmas possuem uma certa quantidade de água dentro de seus corpos, e as células que compõem essa pele têm membranas altamente permeáveis. Quando polvilhamos uma quantidade de sal, ele se mistura com a água presente no muco – que ajuda a lesma a se movimentar, criando uma solução de água salgada. Essa solução possui uma concentração mais elevada de sal do que a do interior do animal, de modo que ocorre a osmose. A água das células da pele, então, passará pelas membranas e diluirá essa solução para equilibrar as reações. Logo, se você jogar uma quantidade de sal suficiente, a lesma perderá tanta água que acabará desidratando, murchando e morrendo.

[ Mental Floss ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência