Qual a melhor maneira de higienizar as mãos? Álcool gel não é a resposta!

de Julia Moretto 0

Limpar as mãos com álcool em gel virou uma ação corriqueira do nosso cotidiano. Podemos encontrar o produto em hospitais, clínicas, escolas e até mesmo junto com nossos objetos pessoais.

Segundo pesquisas, tocamos nosso rosto cerca de 23 vezes por hora, destas, 10 são nos olhos. O maior perigo quanto a isso é que ao tocar o rosto com as mãos contaminadas é possível infectar outras partes do corpo, ocasionando gripes e diarreias.

Segundo um estudo desenvolvido pela Professora Mary-Louise McLaws, da UNSW Austrália, a diarreia é a maior causa de morte em crianças de até cinco anos em países em desenvolvimento. A maneira mais fácil de evitar esses problemas é lavando as mãos com água e sabão. Já em países industrializados, a diarreia é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados.

Transitam pelas nossas mãos cerca de 300.000 germes e a maior parte deles tem um papel importante de manutenção da camada dérmica exterior da pele. Outros não residem nas mãos, porém não causam infecções.

Já os germes patógenos (que causam infecções) encontrados, podem nos trazer doenças: diarreias, bactérias gastrointestinais, infecções respiratórias virais comuns e vírus que causam infecções na pele.

A higiene vem sendo desenvolvida desde o século 19 e com o avanço das vacinas e dos antibióticos, lavar as mãos perdeu um pouco da sua importância.

Nos hospitais, os profissionais utilizam sabão específico e a lavagem com água ou gel à base de álcool para remover os germes.

Nesses casos, o álcool é utilizado para oferecer maior proteção aos pacientes vulneráveis. Nas comunidades, o sabão e a água são suficientes para remoção de patógenos.

O estudo que foi publicado no The Conversation, também nos mostra que nos casos de uso do álcool em gel, é importante observar que as mãos não estejam sujas. Caso estejam, é preferível lavar com água e sabão. Outro alerta é que os germes podem se concentrar nos dedos. Secar as mãos após a lavagem remove ainda mais os patógenos.

As mãos devem ser higienizadas antes de cozinhar, comer e depois de tocar o nariz. Caso não possa usar água e sabão, o álcool é uma forma de remoção de patógenos.

O transporte público também é um meio muito comum de propagação de doenças, já que os vírus – como o da gripe – conseguem se espalhar por 2,5 metros com a respiração ou a fala. Ao sair do local, é importante realizar a higienização das mãos, pois é possível reduzir em até 30% as chances de adquirir infecções gastrointestinais.    

Fonte: IFL Science Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência