Por que as mães confundem os nomes dos filhos? A Ciência explica!

de Merelyn Cerqueira 0

Pessoas com muitos irmãos costumam passar por isso. A mãe chega a chamar o nome de todos os filhos antes de acertar o pretendido.

 

Esse hábito também pode ser observado com avós, tios e até mesmo donos de animais de estimação. Contudo, isso não é algo preocupante. De acordo com a Ciência, esse é um erro que acontece com mais frequência entre pessoas mais próximas e que estão sempre em nossa memória. Apesar de muita gente atribuir essa confusão de nomes a descuido ou falta de interesse na outra pessoa, a Ciência diz o contrário. Para começar, podemos dizer que essa confusão de nomes acontece com todo mundo, não importa a idade.

 

Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, tentou determinar as causas mais comuns para essa confusão e a conclusão principal foi: ela geralmente ocorre entre pessoas que estão mais próximas e fazem parte do mesmo círculo social.

 

De acordo com os cientistas, é muito mais provável que uma mãe confunda os nomes de seus filhos, ou até mesmo animais de estimação, porque são parte do mesmo círculo, neste caso, da intimidade familiar. Seria estranho se,ao invés de chamar o nome do seu irmão, ela chamasse pelo nome de um de seus amigos ou colegas de trabalho.Fatores como sexo ou semelhança física das pessoas têm pouca relação com essa confusão. Por exemplo, no caso dos pais, o risco de confundir os nomes das filhas com os dos filhos são os mesmos.

 

Além disso, segundo a pesquisa, se um amigo lhe chamar pelo nome de alguém no mesmo círculo social ou colegas de trabalho, também não há nenhuma razão para se preocupar. A pesquisa revelou que esses erros cognitivos ocorrem entre pessoas de mesma área de relacionamento e até mesmo aqueles que consideram mais próximos.

 

Enquanto os aspectos físicos não são relevantes para a confusão, as semelhanças fonéticas são. Um dos pontos considerados interessantes pelos cientistas é que, além dos membros da família, até mesmo os cães entram nessa lista de nomes – apesar dos pesquisadores não terem certeza do porquê de isso acontecer. Contudo, com os gatos isso é mais raro, o que pode estar relacionado com o tipo de interação que ocorre entre o dono e o felino.

 

Segundo especialistas, isso pode ser explicado pelo fato de gatos não costumarem responder ao chamado de seu nome. Além disso, a relação entre eles e os donos não é tão forte quando o “laço” criado com os cães.

[ Batanga ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência