Paciente terminal faz pedido de ver o oceano pela última vez e comove a internet

de Merelyn Cerqueira 0

Uma paciente com doença terminal pediu a um grupo de paramédicos do serviço de ambulância de Queensland, na Austrália, que lhe concedesse o desejo de ver o oceano uma última vez.

O pedido foi atendido por dois funcionários, Graeme Cooper e Danielle Kellum, que fizeram todos os preparativos para levar a paciente em cuidados paliativos para ver a praia de Hervey Bay, poucos dias antes de morrer. 

paciente-terminal_1

Uma foto foi registrada do momento em que a mulher é vista, ainda deitada em sua cama de hospital, observando o mar. “A paciente expressou que simplesmente desejava que pudesse estar novamente na praia”, disse Kellum ao Daily Mail. “Eu disse a ela (enquanto ela olhava para a Ilha Fraser): o que você está pensando? Ela disse: ‘estou em paz, está tudo certo”.

Os paramédicos afirmaram que a paciente pediu para ir morrer em casa, em Harvey Bay, ao lado do marido. “Nós perguntamos a ela como se sentiria se passássemos pela praia no caminho de casa. Ela concordou e foi maravilhoso”, disse Cooper. “Enquanto estávamos lá, a deixamos olhar para tudo”.

paciente-terminal_2

A mulher conseguiu ver o oceano desde a Ilha Fraser, o cais Urangan e Bundaberg. “Eu tirei um saco para vômito e o enchi com a água salgada do mar e ela provou um pouco. Essas coisas são sempre especiais. Lidar com alguém cuja jornada está chegando ao fim”, acrescentou. “É um momento poderoso, emocionante, de ligação. Não consigo descrever como isso acontece. Não tem preço”, disse Cooper.  

No entanto, dias depois, quando estava voltando ao hospital na costa central de Queensland, a paciente morreu. Segundo a responsável pela administração de Harvey Bay, Helen Donaldson, o desejo moribundo da mulher era visitar a praia novamente, um lugar especial onde ela e seu marido compraram uma casa.

“A equipe forneceu uma pequena diversão da maravilhosa praia de Hervey Bay à paciente”, disse. “Lágrimas foram derramadas e ela se sentiu muito feliz. Às vezes não são drogas, treinamento ou habilidades. Às vezes tudo o que você precisa é empatia para fazer a diferença”, disse ela acrescentando agradecimentos aos dois paramédicos.

A foto da paciente recebeu grande atenção dos usuários no Facebook, atraindo mais de 18 mil curtidas e 5.000 comentários em apenas cinco horas. Cooper, que trabalha como paramédico há 27 anos, disse ter ficado surpreso com o retorno que recebeu com a história, e que nunca esperou nada disso.  

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência