OMS confirma novo surto do vírus Ebola na República Democrática do Congo

de Otto Valverde 0

A OMS confirmou, através de publicação oficial no Twitter do diretor Tedros Adhanom, um novo surto do vírus Ebola na República Democrática do Congo. O ministro da saúde do país, Eteni Longondo, confirmou que pelo menos quatro pessoas já morreram oficialmente com Ebola, todas moradoras do mesmo bairro.

“Temos uma nova epidemia de Ebola em Mbandaka. Vamos enviar vacinas e medicamentos o mais rápido possível”, afirmou o ministro à imprensa.


Tedros Adhanom fez questão de ressaltar que o novo coronavírus não é a única ameaça que temos atualmente. O diretor da OMS comentou que “esse surto é um lembrete de que a Covid-19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam”.


O que é Ebola?

Também chamado de Febre Hemorrágica Ebola, é uma doença extremamente grave provocada por um vírus. A taxa de letalidade é altíssima, e pode alcançar os 40%. Não somente humanos são afetados, mas também primatas como macacos, chimpanzés e gorilas podem ser contaminados.

Em 2018, houve uma grande epidemia de Ebola com 28.616 infectados e mais de 11.000 mortos. Agora, a República Democrática do Congo, em meio à pandemia com 3.000 infectados pelo novo coronavírus e 70 mortos com Covid-19, enfrenta uma nova batalha.

Foto Ilustrativa: Reprodução / Transparency

Jornal Ciência