El Niño possui um “tio” que poderia ocasionar o aquecimento global

de Julia Moretto 0

Você provavelmente já ouviu falar sobre El Niño, o sistema climático responsável pelo tempo seco e muitas vezes quente durante o verão australiano.

 

Você também deve saber que as mudanças climáticas intensificarão as condições de seca, sendo essa uma das razões pelas quais os cientistas continuam alertando sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. El Niño é impulsionado por mudanças no Oceano Pacífico, e é substituído seu oposto, La Niña, a cada dois a sete anos, em um ciclo conhecido como Oscilação do Sul de El Niño ou ENSO.

 

Mas isso é apenas parte da história. Há outro pedaço importante do enigma da natureza no Oceano Pacífico que não é discutido com frequência. Ele é chamado de Interdecadal Pacific Oscillation ou IPO, um nome derivado do estudo que examinou como as chuvas, a temperatura, o fluxo do rio e os rendimentos das colheitas da Austrália mudaram ao longo de décadas. El Niño significa “o menino” em espanhol e La Niña “a menina”, essa fase de aquecimento do IPO pode ser chamada de “El Tío” (o tio) e a fase negativa “La Tía” (a tia).

 

El Tío

Como o ENSO, o IPO está relacionado ao movimento de água quente pelo Oceano Pacífico. A contragosto, ele se desloca no Pacífico a cada 10 a 30 anos, muito maior do que ciclos de dois a sete anos de ENSO. O padrão do IPO é semelhante ao ENSO, o que levou os cientistas climáticos a pensar que os dois estão fortemente ligados. Mas o IPO opera em prazos muito mais longos. Ainda não temos conhecimento conclusivo de o IPO ser um mecanismo climático específico.

 

Há uma escola de pensamento que propõe que essa é uma combinação de vários mecanismos diferentes no oceano e na atmosfera. Apesar desses mistérios, sabemos que o IPO teve uma influência sobre o “hiato” do aquecimento global – a aparente desaceleração dos aumentos da temperatura global no início dos anos 2000.

 

Parentes temperamentais

Quando se trata de temperaturas globais, sabemos que nossas emissões de gases de efeito estufa são o principal motor do aquecimento do Planeta desde a Revolução Industrial. Diversos estudos mostraram que as fases de IPO, El Tío e La Tía, têm uma influência temporária de aquecimento e resfriamento no Planeta.

 

As chuvas em todo o mundo também são afetadas por El Tío e La Tía, incluindo impactos como inundações e seca nos Estados Unidos, China, Austrália e Nova Zelândia. Na fase negativa do IPO (La Tía), as temperaturas superficiais do Oceano Pacífico estão mais frias do que o habitual perto do equador e mais quentes do que o normal longe do equador. Desde o ano 2000, parte do excesso de calor causado por gases de efeito estufa foi “enterrada” no Oceano Pacífico, levando a uma desaceleração do aquecimento global nos últimos 15 anos.

 

No entanto, mais trabalho precisa ser feito para prever a próxima alteração no IPO e próxima mudança climática. Com mais desenvolvimento do modelo e novas observações do oceano profundo disponíveis desde 2005, os cientistas serão capazes de responder mais facilmente a algumas destas questões importantes. Artigo originalmente publicado por The Conversation.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência