Você certamente já parou para imaginar qual será a aparência de nosso Planeta em um futuro muito distante.
Filmes de ficção científica ou profecias religiosas à parte, a verdade é que ninguém realmente sabe como ele ficará. No entanto, os cientistas podem teorizar um cenário – e foi exatamente o que eles fizeram. Em um vídeo publicado pelo canal SpaceRip, eles mostram a provável aparência da Terra daqui 100 milhões de anos – e haverá algumas mudanças significativas.
Primeiramente, os cientistas teorizam que a maior parte da crosta terrestre costumava estar agrupada em um grande conjunto. Basicamente, tratava-se de uma enorme massa, com a mesma aparência de outros planetas do Sistema Solar ou até mesmo de nossa Lua. No entanto, da mesma forma que a humanidade evoluiu, a Terra também o fez. Conforme aprendemos nas aulas de Geografia, essas placas se romperam, formando os continentes.
Porém, os continentes não permaneceram em seu formato original, como você provavelmente já deve saber. Eles levaram milhões de anos para adquirir a aparência que têm hoje: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Contudo, em 100 milhões de anos, contando a partir de agora, as coisas serão muito diferentes e, se pudéssemos usar uma máquina do tempo para checar, certamente não reconheceríamos a Terra.
Os cientistas responsáveis pela projeção sugerem que algumas áreas que atualmente são povoadas simplesmente deixarão de existir. O Continente Africano, por exemplo, experimentará algumas mudanças importantes. As alterações climáticas, resultantes da nossa ação, elevariam os níveis dos oceanos, o que essencialmente significaria o fim de muitas regiões habitáveis.
Ainda, nossos descendentes poderão esquecer passeios até a Torre Eiffel, na França ou Viena, na Áustria, essas regiões seriam submersas pelo mar. Agora, se você está se perguntando o que acontecerá com o continente americano, saiba de antemão que o cenário não é bom, especialmente para o Brasil, uma vez que um enorme pedaço seria submerso pelo Oceano Atlântico. E considerando que o Sol desapareceria, o mesmo iria ocorrer com a Califórnia, que afundaria no mar. A América Central também sofreria algumas baixas de massa terrestre.
Enquanto que, felizmente, um período de 100 milhões de anos não é algo que possamos marcar na agenda, podemos ter uma ideia do futuro e lamentar pelos nossos descendentes. Confira o vídeo da SpaceRip:
[ Lifebuzz ] [ Fotos: Reprodução / Lifebuzz ]