Cientistas preveem aquecimento recorde no Polo Norte até o Natal

de Merelyn Cerqueira 0

Pelo segundo ano consecutivo um aquecimento recorde atingirá o Ártico nestas últimas semanas de dezembro, enquanto a região já experimenta temperaturas alarmantes. O calor, de acordo com especialistas, é resultado de uma tempestade empurrada pelo leste da Groelândia. Modelos climáticos digitais previram que, pouco antes do Natal, as temperaturas do Polo Norte poderão atingir um perigoso ponto acima de 0° C, segundo informações do Daily Mail.

cientistas-preveem-aquecimento-do-polo-norte

Os modelos climáticos ainda estimam que a pressão mais baixa de uma tempestade prevista será de cerca de 945 milibares, o equivalente a um furacão de categoria três. Para o meteorologista da WeatherBell Analytics, Dr. Ryan Maue, a situação é bastante intensa. Segundo ele, a redução da camada de gelo do mar nórdico, que atingiu níveis históricos, permite que o ar quente flutue para dentro do polo.

Em seu último relatório anual sobre o Ártico, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) registou que em razão das altas temperaturas, o gelo marinho, as plataformas e geleiras encolheram. O principal autor do documento, Jeremy Mathis, disse que as tendências desse aquecimento a longo prazo se tronam cada vez mais óbvias, com as perturbações observadas no último verão da região, quando se espera que a neve e gelo sejam reconstruídos.

Pessoalmente, eu teria que dizer que este último ano foi o ano mais extremo para o Ártico que eu já vi”, disse Mark Serreze, diretor do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, e que não fez parte da produção do relatório. De acordo com o documento, já revisado por pares, as temperaturas do ar sobre o Ártico entre outubro de 2015 e setembro de 2016 foram “de longe as mais altas do que o registro observacional inicial de 1990”. Ainda, segundo Mathis, há de considerar que, “o que ocorre no Ártico não fica no Ártico”, e que teremos de lidar com eventos climáticos cada vez mais extremos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência