Bebê que operou a coluna ainda no útero dá os primeiros passos

de Julia Moretto 0

Frankie Lavis, o primeiro bebê na Grã-Bretanha a passar por uma cirurgia da coluna vertebral no interior do útero da mãe, pode agora andar com ajuda de um aparelho. Isso é um grande avanço, já que os médicos diziam que a garota iria passar a vida numa cadeira de rodas.

Frankie foi diagnosticada com Espinha Bífida – uma condição resultante de mal desenvolvimento. Os médicos realizaram uma operação enquanto sua mãe estava na 24ª semana de gravidez. Após a cirurgia de risco, os pais da menina, Gina e Dan, receberam a notícia de que ela viveria em uma cadeira de rodas. Porém, Frankie surpreendeu os especialistas: com dois anos atualmente, pode caminhar utilizando um aparelho. “Ninguém mais no Reino Unido fez essa operação antes de nós, por isso foi um grande passo”, comentou Sr.ª Lavis, mãe da menina. 

bebe-que-operou-coluna-ainda-no-utero_1
Cirurgiões operaram enquanto sua mãe estava na 24ª semana de gravidez. Até então, essa cirurgia nunca tinha sido feita no Reino Unido

A família descobriu a falha no desenvolvimento da medula espinhal de Frankie e nos ossos ao redor, o que ocasionou uma divisão na espinha. Os especialistas a diagnosticaram com Espinha Bífida e disseram que poderiam interromper a gravidez ou tentar corrigir a falha depois que a criança nascesse. Ao pesquisar sobre a doença, eles descobriram que era possível reparar o dano antes do nascimento – embora a cirurgia não fosse realizada no Reino Unido.

bebe-que-operou-coluna-ainda-no-utero_2
A cirurgia foi realizada pelo professor Jan Deprest, que lidera um dos quatro centros médicos na Europa que realiza esse tipo de operação

Eles decidiram que a operação no útero poderia diminuir o risco de a criança desenvolver problemas após o nascimento. “Aquele foi um momento muito difícil, pois esperávamos saber o sexo da criança, ao invés disso foi-nos dito que ela tinha uma deficiência grave”, comentou Sr.ª Lavis. “Sabemos que ela é o primeiro bebê no Reino Unido que realizou a cirurgia. Também sabemos que há muitos mais bebês que poderiam se qualificar para a cirurgia, mas esse método não é oferecido como uma opção no momento”, acrescentou.

 A operação foi rapidamente aprovada pela NHS European Cross Border Funding (do sistema de saúde do país), e a família pagou pela viagem e estadia.  Os cirurgiões tiveram que cortar o abdómen e o útero para atingir o saco amniótico que segurava Frankie e, finalmente, alcançar a medula espinhal. A operação levou duas horas e envolveu uma equipe de 22 funcionários. O rosto do bebê permaneceu no fluido para que não começasse a respirar sozinho e consequentemente nascesse prematuro. Para prevenir o sangramento, a parede uterina foi grampeada à parede abdominal. Os cirurgiões utilizaram um adesivo para a cicatrização da ferida nas costas do bebê. 

bebe-que-operou-coluna-ainda-no-utero
A bebê Frankie Lavis teve um problema raro chamado espinha bífida, diagnosticado quando ainda tinha 20 semanas no útero da mãe. A pequena, hoje com dois anos, foi operada dentro do útero, durante a 24ª semana de gravidez. Desenganada pelos médicos, seu futuro seria em uma cadeira de rodas, mas a menina já começou a dar os primeiros passos! Conheça mais da história dela, que vive no Reino Unido

Assim que Frankie nasceu, ela começou a movimentar as pernas, provando que a cirurgia tinha sido realizada com sucesso. Atualmente com dois anos, ela ultrapassou as expectativas dos médicos. Recentemente ela foi levada de volta para o Derriford Hospital, em Plymouth, para que a equipe analisasse seu estado. Dr. Ross Welch disse que estava surpreso com seu progresso. “O resultado previsto era que ela nunca seria independente e viveria em uma cadeira de rodas. É surpreendente vê-la de pé, fazendo o que qualquer outra criança faria”

Todos os anos, cerca de 365 mulheres grávidas na Inglaterra e no País de Gales são informadas de que estão carregando um bebê com espinha bífida. Na maioria dos casos, o problema é detectado nas 20 primeiras semanas. O alto risco de danos aos nervos e de incapacidade causado pela condição faz com que 60 por cento das mulheres escolham interromper a gravidez.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência