Bebê nasce com 8 membros devido a uma malformação de seu gêmeo

de Julia Moretto 0

O iraquiano Karam, de sete meses, nasceu com oito membros devido a uma condição extremamente rara em que um gêmeo não se formou completamente. Ele realizou uma cirurgia para remover seus braços e pernas extras.

Em vez de crescer em um corpo separado, os membros do outro bebê foram absorvidos em seu corpo.

Essa condição é conhecida como polimelia. Para solucionar o problema, os pais do garoto o levaram à Índia para uma operação.

A cirurgia foi feita no Hospital Jaypee, em Delhi, e precisou de três estágios para remover seus membros extras.

bebe-de-8-membros_01

A doença ocorre no útero quando as células se formam anormalmente durante o desenvolvimento embrionário. 

O embrião começa a se transformar em gêmeos unidos. Mas um gêmeo para de crescer, deixando os crescimentos restantes – frequentemente membros – do gêmeo subdesenvolvido ligados ao corpo do bebê vivo. 

Há poucos registros de casos como este, o que tornou a tarefa mais difícil para os médicos. “Ele foi trazido para nós quando tinha apenas duas semanas de idade e sua condição era bastante original. A maioria das cirurgias que realizamos não tinha sido tentada antes”, disse Dr. Gaurav Rathore, que esteva envolvido na cirurgia.

 bebe-de-8-membros_02

Segundo Dr. Rathore, a primeira parte da cirurgia envolveu a remoção dos membros saindo de seu estômago.

Os cirurgiões precisaram corrigir um problema cardíaco que ocorreu como resultado de sua condição rara.

No final do procedimento, os médicos removeram todos os membros extras. No entanto, ainda será necessário acompanhamento para corrigir outras anomalias.

O pai de Karam, Sarwed Ahmed Nadar, que inicialmente ficou horrorizado quando seu filho nasceu, disse que sua única esperança era que ele ficasse normal e saudável. “Ele é meu único filho e o primogênito é sempre especial. Havia muitos riscos, mas nunca perdi a esperança”. 

Um centro de turismo médico, a Índia tem atraído milhares de pacientes de todo o mundo, devido aos baixos custos e alta qualidade dos cuidados médicos.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência