Chocante: éguas grávidas têm sangue drenado para extração do hormônio da fertilidade

de Gustavo Teixera 0

Imagens chocantes revelaram como milhares de éguas grávidas estão tendo seu sangue drenado para ser injetado em porcos. Uma agulha grande é colocada na égua e extrai um hormônio de fertilidade potente, que é então usado em outros animais para ajudá-los a reproduzir.

 

A prática é realizada em fazendas sul-americanas, e o sangue é injetado em porcos que serão abatidos para produzir itens como bacon e salsichas, vendidos no Reino Unido.

égua-tem-sangue-drenado

O hormônio, conhecido gonadotrofina do soro de égua gestante (PMSG), permite que as leitoas engravidem apenas dois dias depois de seus filhotes serem levados. Atualmente, supermercados e produtores não são obrigados a divulgar se as carnes foram produzidas utilizando esse hormônio, que também é injetado em vacas e ovinos.

 

Grupos de campanha de animais como a Animal Welfare Foundation – que divulgou as filmagens – se uniram aos políticos para pedir maior transparência sobre o uso desse hormônio. “Os consumidores querem muito bem saber o que está acontecendo com os alimentos que comem, e é errado que tais práticas controversas possam ser mantidas em segredo. Muitas pessoas que comem carne não comeriam a carne produzida dessa maneira por escolha, mas eles estão ocultando a verdade”, disse a deputada britânica Kerry McCarthy ao jornal britânico Daily Mirror.

 

O jornal britânico também foi informado pela National Pig Association que o órgão estava ciente de “um pequeno número de produtos contendo PMSG” autorizado para uso em suínos no Reino Unido.

 

Éguas nas “fazendas de vampiros” encontradas principalmente no Uruguai e na Argentina são repetidamente forçadas a engravidar para produzir o hormônio. A filmagem mostra que elas foram chutadas e espancadas por fazendeiros, com uma delas estando tão frágil que lutava para ficar de pé.

 

Aquelas que são incapazes de engravidar são mortas ou deixadas para morrer de dor. “É um filme de terror. Centenas de éguas grávidas estão ligadas a máquinas de drenagem de sangue, algumas tão fracas que caem e morrem. A União Europeia disse que está considerando ações, mas até agora nada aconteceu. Mais éguas não precisam morrer”, disse uma declaração da Animal Welfare Foundation.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência