7 fatos que ocorrem em seu corpo quando você para de comer açúcar

de Merelyn Cerqueira 0

Pode ser difícil imaginar uma vida sem açúcar. Imagine ter que desistir do chocolate, daquele bolo maravilho, dos refrigerantes (…), mas o que você precisa saber é que ele é o maior vilão da sua saúde.

O açúcar não só favorece o aumento de peso. Ele também provoca doenças inflamatórias, problemas cardíacos e vasculares e até mesmo degradação do colágeno da sua pele, acelerando o processo de envelhecimento. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar recomendado é de apenas 25 gramas por dia. Listamos abaixo 7 fatos interessantes que vão provar que vale a pena cortar o açúcar da sua alimentação.

1 – Pele visivelmente melhor

A ligação entre a dieta e a acne é um assunto debatido há muito tempo por especialistas, que sugerem que essa relação existe. Alimentos que contêm muito açúcar podem contribuir para uma pele ruim.

Um estudo realizado em 2013 revelou que os alimentos com alto teor de glicose — que incluem refrigerantes, doces, bolo e chocolate — têm um impacto direto no surgimento e na gravidade da acne. 

Isso porque a glicose é rapidamente absorvida pela circulação sanguínea e desencadeia a produção de hormônios, como a insulina que ajuda a glicose a ser absorvida pelo organismo. 

Sendo assim, quanto maior a taxa de glicose no sangue, mas insulina é liberada pelo organismo, o que aumenta o estoque de gordura no corpo. 

Além da acne, disso pode estimular o colesterol alto e obstruir artérias, fazendo você um forte candidato a um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco.

2 – Aparência mais jovem

Comer uma grande quantidade de açúcar pode fazer sua pele envelhecer mais rápido.

Em um estudo realizado pela Universidade de Leiden, os cientistas descobriram que pessoas com idade entre 50 e 70 anos, com alto nível de glicose no sangue, aparentavam estar muito mais velhos do que as pessoas em que o nível de açúcar no sangue era menor.

Isso porque o colágeno e a elastina, proteínas responsáveis pela aparência mais jovem da pele, tornam-se mais rígidas com a ingestão regular de açúcar.

O resultado é o aparecimento precoce de rugas, segundo disse o Dr. Ross Perry, médico da Clínica Cosmedics, em Londres, em entrevista ao jornal Daily Mail.

3 – Sono de melhor qualidade

Dieta, sono e energia são interligados. Se você cortar o açúcar de sua dieta, rapidamente vai conseguir notar uma mudança no seu padrão de sono.

Em um estudo realizado e publicado na Science Daily, que tinha o objetivo de examinar o impacto de diferentes grupos de alimentos sobre o sono, foi comprovado que o açúcar é o maior responsável pela má qualidade do sono.

A gordura saturada e o açúcar diminuem o tempo gasto no “sono profundo”, ou seja, fazem você dormir pior.   

4 – Seu coração agradece

É o que diz o cientista cardiovascular James J. DiNicolantonio. Considerando o impacto do açúcar no risco de surgimento de doenças cardiovasculares, ele descobriu que o açúcar pode estar relacionado à hipertensão, assim como o sódio.

Uma pessoa que consome 25% a mais de açúcar do que é recomendado por dia, corre um risco quase três vezes maior de desenvolver uma doença cardiovascular do que as que seguem a recomendação nutricional.

5 – Muda o humor

Estudos revelam que alimentos ricos em açúcar impactam o humor das mulheres na pós-menopausa, e pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de depressão.

Isso porque o açúcar, sendo facilmente absorvido pelo sangue na forma de glicose, pode fazer você se sentir irritado e de mau humor horas depois da ingestão. 

Ao contrário disso, o consumo de fibras, frutas e legumes foi associado a uma menor chance do desenvolvimento de depressão.

6 – Memória ficará melhor

Uma boa notícia para os mais “esquecidos”: abandonar o açúcar faz muito bem para o seu cérebro. Pelo menos é o que diz um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. 

Segundo os pesquisadores, existe uma ligação entre uma dieta rica em açúcar e uma função cerebral prejudicada. O aumento da quantidade de ingestão de açúcar parece ter um impacto particular sobre a memória. Sendo assim, cortar o açúcar pode ajudar.

7 – Perda de peso

Está comprovado: a gordura não é o maior inimigo do peso, o açúcar é. Em uma revisão de estudos, publicado pelo BMJ (British Medical Journal, cientistas analisaram sistematicamente a relação entre a ingestão de açúcar e a produção de gordura corporal em adultos e crianças.

Os dados sugerem que o aumento da gordura corporal ocorre com a ingestão de açúcares, que causam uma profunda alteração na produção de energia. 

Além disso, ao cortar o açúcar da dieta, você notará uma sensível melhora na digestão, isso porque o aparelho digestivo trabalhará melhor para processar todos os alimentos.

Fonte(s): Metro UK / Exame / Equilíbrio / Melhor com Saúde Imagens: Reprodução / Shutterstock

Jornal Ciência