Você tem chulé? O que causa o terrível e famoso mau cheiro nos pés?

de Merelyn Cerqueira 0

Há pessoas que, infelizmente, são reconhecidas pelo mau cheiro de seus pés.

A culpa, no entanto, é dos microrganismos presente neles. Contudo, a boa notícia é que, conforme relatado pelo pesquisador Ruben Sanchez-Gomez, da Universidade Rey Juan Carlos, na Espanha, para site a Muy Interesante, há uma maneira de evitá-lo.

Numerosos estudos têm indicado que, o equilíbrio entre as colônias de bactérias que habitam nossa pele, em combinação com seu pH, podem assegurar a ausência do mau cheiro. Entretanto, como é que ele se forma?

Para entender isso, primeiramente, há de se saber que existe uma constante luta, benigna, entre diversas espécies de bactérias para que nenhuma colônia tenha dominância excessiva sobre as outras. Quando isso acontece algumas espécies acabam se sobressaindo, causando o que chamamos de desequilíbrio.

Durante essas lutas, as bactérias mortas irão produzir os odores que conhecemos. E nos pés, isso acontece com maior frequência. Outras causas, como a falta de oxigenação e as temperaturas quentes causadas pelo uso de meias e sapatos, também estão associadas, podendo até progredir para uma infecção.

Além disso, uma pele com pH ácido e a utilização de determinados produtos com agentes químicos que provocam a morte bacteriana, podem piorar ainda mais o mau cheiro. Outra causa bem comum, é a falta de higiene, razão pela qual surgem mais bactérias e provocam o desequilíbrio entre as colônias. Em última análise, segundo Sanchez-Gomez, os fungos, que são diferentes das bactérias, também são capazes de gerar o mal cheiro.

[ Muy Interesante ] [ Foto: Reprodução / Public Domain Pictures ]

Jornal Ciência