TOP 5 motivos mais comuns para uma pessoa sentir coceira no ânus

de Redação Jornal Ciência 0

O prurido anal é uma sensação muito comum. Ele pode ocorrer dentro ou ao redor do ânus. Na maioria das vezes, a coceira é bem intensa, o que causa desconforto, especialmente se a vítima estiver em locais públicos. Segundo o coloproctologista Dr. João Ricardo Duda, é possível que a rica presença de nervos na região anal e perianal seja a razão para a intensa sensibilidade e irritações no local. Embora os sintomas sejam passageiros, para alguns casos há a necessidade de ajuda médica, como você verá na lista abaixo.

1 – Falta de higiene

Está é a causa mais comum para a coceira anal. Quando defecamos, é essencial que a região seja corretamente higienizada, uma vez que resquícios de fezes podem provocar coceiras. Ainda, é indispensável que na hora do banho ela seja lavada, a fim de evitar também as assaduras. O uso de lenços umedecidos e papel higiênico perfumado ou com corante também podem causar reações alérgicas em algumas pessoas. Então, se usar papel, escolha um neutro, suave e sem cheiro. Se for usar lenços umedecidos, escolha os sem fragrância.

2 – Vermes

Quando a coceira é intensa e comum de ocorrer especialmente durante as noites, pode ser que o caso seja de uma infecção por oxiúros (Enterobius vermicularis). Tratam-se de vermes com hábitos noturnos, passíveis de serem vistos a olho no. Logo, o diagnóstico é bem simples. Antes de dormir, cole um pedaço de fita adesiva na região anal e retire-o a seguir, observando se estão presentes na cola. Se não tratada, a infeção por oxiúros pode resultar em emagrecimento desmedido, enjoo, irritabilidade e dificuldades para dormir.

3 – Doenças de pele

Psoríase e dermatite de contato (eczema) também podem afetar o ânus. A psoríase, por exemplo, que consiste em uma doença genética, é caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos e unhas, podendo afetar também a região genital. Já a dermatite de contato é uma reação da pele à substâncias que causam alergia ou irritação, causando sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço. Quando ataca o ânus, normalmente é pelo uso de papel higiênico, sabonete ou roupas íntimas.

4 – Hemorroidas

Pessoas que sofrem de hemorroidas normalmente enfrentam coceiras na região anal. As hemorroidas são varizes que se formam nas veias no ânus e reto, causadas em consequência ao excesso de pressão aplicado ali, como ficar muito tempo sentado, por exemplo.

5 – Fungos

A micose é uma doença comum e infecciosa causada por fungos que atacam a pele e membranas das mucosas. A micose anal é mais comum em bebês em razão do uso da fralda. O ambiente úmido e quente é ideal para a proliferação dos microrganismos na região, que provocarão sintomas como coceira e vermelhidão.    

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência