Muitas vezes, em algumas situações, as axilas podem ficar um pouco fétidas. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos, desde a falta de desodorante ou até uma disfunção no organismo.

Pouco se fala sobre esse assunto, portanto confira algumas explicações sobre:

Existem dois tipos de glândulas diferentes sudoríparas que estão relacionadas com a secreção de suor: as glândulas écrinas e as glândulas apócrinas. As glândulas écrinas estão distribuídas por todo o corpo e são responsáveis pela excreção de um suor. O suor, por sua vez, é composto por água e sais, como cloreto de sódio, potássio e bicarbonato.

Essas glândulas funcionam sem parar para que a evaporação do suor sirva como um mecanismo de regulação térmica e assim manter o equilíbrio eletrolítico do corpo. Já as glândulas apócrinas são encontradas apenas em algumas áreas do corpo, como as axilas e a virilha. 

Essas estruturas, que estão localizadas próximas da superfície da pele, secretam dentro do folículo piloso uma espécie de fluido mais gorduroso e inodoro que costuma ser dissipado em situações de stress emocional.

Bactérias

A quantidade de bactérias presentes no corpo humano é de cerca de cem trilhões. E entre todos os lugares que esses microrganismos poderiam estar, existe uma grande variedade de bactérias que prefere se instalar nos sovacos. 

Portanto, com cerca um milhão de bactérias a cada centímetro quadrado da axila,o cheiro ruim aparece. Isso acontece,pois, organismos como Corynebacterium spp., Staphylococcus spp., Micrococcus spp.e Propionbacterium spp. se alimentam de algumas substâncias presentes no suor e, dependendo da situação, eles podem produzir diferentes odores.

 por-que-o-sovaco-fede-tanto-1

De acordo com o site Real Clear Science, as moléculas de enxofre são as mais fedorentas. A decomposição do ácido isovalérico e do ácido propanoico remetem ao cheiro de chulé, enquanto o ácido etanoico para o cheiro do vinagre. 

Existe uma doença chamada trimetilaminuria, conhecida popularmente por síndrome do odor de peixe.

Trata-se de uma mudança genética que impede o organismo de quebrar as moléculas de trimetilamina presentes em alguns alimentos, e isso faz com que a pessoa tenha suor, urina e hálito com aroma de peixe. 

Apesar dos desconfortos que mau cheiro pode causar, sabe-se que os odores são importantes. Os pesquisadores já descobriram que alguns mamíferos nascem com aromas diferentes dos outros, e essa característica funcionam para facilitar a identificação entre eles.

Testes realizados com ratos revelaram que independentemente da dieta do animal, esse odor individual não muda. “Se esse fenômeno ficar comprovado com os humanos, existirá uma possibilidade de desenvolver mecanismos para identificar os odores individuais de pessoas”, revelou o estudo.

Fonte: Real Clear Science Fotos: Reprodução / Real Clear Science

Jornal Ciência