Sofre com cheiro forte nas axilas? Conheça as causas e 8 dicas para se prevenir

de Merelyn Cerqueira 0

Quase todo mundo já passou por situações constrangedoras envolvendo o cheiro das axilas. Embora seja natural do corpo, em alguns casos esse odor pode significar alterações no organismo. Abaixo, você poderá compreender melhor as causas do suor problemático e, para todos os efeitos, maneiras de prevenir a ocorrência do cheiro ruim, de acordo com informações do site Mundo Boa Forma.

 

Por que suamos?

O suor, de modo geral, não possui cheiro, uma vez que é composto por água. Ele é produzido por meio de um processo natural do corpo que tem como função regular nossa temperatura. Logo, quando estamos em um ambiente quente ou praticando exercícios, é comum que nossa temperatura corporal aumente. Então, para controlá-la, o organismo precisa liberar esse excesso de calor por meio do suor.

 

Enquanto que em condições normais, a água liberada pelos poros é inodora e incolor, quando vem acompanhada de cheiro forte, pode ser resultado do metabolismo de bactérias que habitam nossa pele.

 

Desvendando o mau cheiro

As bactérias basicamente são as maiores reesposáveis por esse problema, bem como os alimentos que consumimos. Isso ocorre porque nossas glândulas sudoríparas eliminam junto ao suor algumas toxinas, que quando em contado com essas bactérias iniciam um processo metabólico que vai resultar na eliminação de algumas substancias químicas malcheirosas.

 

Ainda, o problema pode ser agravado pela falta de higiene. Logo, um sabonete antibacteriano e o uso regular de desodorantes podem ajudar a amenizar a situação. Também fique atento às roupas utilizadas, porque o suor pode ficar nelas. Sendo assim, experimente esfregar na mão a região do tecido que entra em contato com as axilas.

 

Suor com cheiro de urina ou amoníaco?

Se você notar essa característica após realizar exercícios físicos, é importante que reveja sua alimentação. De acordo com o médico William Roberts, da Universidade de Minnesota, o corpo humano precisa metabolizar os carboidratos ingeridos para nos fornecer energia durante uma rotina de exercícios. Logo, se você se exercita bastante, mas não come a quantidade essencial de carboidratos, seu corpo metabolizará proteínas no lugar. Quando isso ocorre, a amônia é liberada como um subproduto.

 

Normalmente, a liberação de amônia é feita pelo fígado, que converte o composto em ureia para que os rins, por sua vez, o transformem em urina. Porém, quando ocorre deficiência de carboidratos, o fígado não consegue lidar com o excesso do composto, e passa a liberá-lo pelo suor. Dessa forma, para corrigir o problema, basta adaptar a dieta à prática de exercícios, consumindo uma quantidade maior de carboidratos, como batata, arroz, macarrão, pão, alguns tipos de frutas e água, uma vez que a desidratação também pode contribuir para o cheiro ruim.

 

Suor com cheiro de enxofre?

Neste caso, o problema também está relacionado à alimentação. Se você consome uma dieta rica em carnes vermelhas, alho e cebola, esse cheiro especifico pode ser intensificado durante a prática de exercícios físicos.

 

O corpo, muitas vezes, não consegue digerir por completo esses alimentos, porque contêm uma quantidade muito alta de enxofre em sua composição. Logo, quem consome muita carne vermelha pode sofrer com problemas de má digestão, e isso fará com que o enxofre seja eliminado através do suor.

 

Se você está ou conhece alguém com o problema, então é aconselhável que inclua em sua dieta outras fontes de proteínas, especialmente vegetais como feijão, grão de bico, lentilha, amendoim, quinoa, chia e outros alimentos que ajudem na digestão, bem como reduzir o consumo de carne vermelha.

 

Dicas para prevenir o mau cheiro nas axilas

1 – Mantenha o corpo limpo

Uma boa higiene pessoal é a base de tudo. Então, tomar banhos regularmente ainda é a melhor forma de evitar o cheiro ruim. Isso porque, pela ação da água e sabão podemos eliminar as bactérias responsáveis pelo problema.

 

2 – Sabonetes antissépticos

Há uma grande variedade deles no mercado, capazes de controlar e equilibrar as populações de bactérias em nossa pele. E nos primeiros dias de uso você já sentirá uma grande diferença em relação ao do corpo.

 

3 – Seque bem o corpo

Ambientes quentes e úmidos são ideais para a proliferação das bactérias, consequentemente causando desequilíbrio entre as espécies boas e ruins que habitam nossa pele. Dessa forma, não hesite em manter o corpo seco para promover um habitat menos favorável a elas.

 

4 – Use desodorantes antitranspirantes

Como mencionado no item anterior, é importante manter a pele seca. Para isso, existe hoje no mercado uma série de produtos para pessoas que sofrem com excesso de transpiração. Enquanto que os desodorantes comuns só servirão para proteger o corpo do cheiro ruim, as versões antitranspirantes reduzirão a presença do suor.

 

5 – Lave bem as roupas

Como visto anteriormente, o cheiro ruim pode ficar impregnado em tecidos e em uma lavagem comum é difícil removê-lo completamente. Sendo assim, esfregue bem a região das axilas, ou (se tiver) use a opção “desodorizadora” da máquina de lavar. Ainda, evite usar a mesma roupa muitas vezes sem lavar.

 

6 – Melhore sua dieta

Você já sabe que alguns alimentos podem contribuir para o cheiro do suor, como carnes, alimentos gordurosos ou excessivamente aromáticos, como a cebola e alho. Além destes, há ainda os que promovem a produção de suor, como a pimenta, café, gengibre e álcool. Logo, não se exceda durante o consumo destes.

 

7 – Beba muita água

Tendo em mente que a desidratação também aumenta a concentração de suor, não hesite em tomar bastante água. Como o suor é basicamente composto por esse líquido essencial, então se hidrate para diluir melhor as toxinas que serão liberadas pelo corpo durante a transpiração.

 

8 – Coma mais frutas e vegetais

Os produtos naturais, além de promoverem a saúde em geral, também ajudam no metabolismo, fazendo com que o corpo funcione melhor. Isso significa que uma dieta mais natural, com frutas e vegetais, pode colaborar para a redução de estresse, que por sua vez colabora com a produção de suor.

 [ Mundo Boa Forma ] [ Foto: Reprodução / Mundo Boa Forma ]

Jornal Ciência