5 cheiros exalados pelo seu corpo que podem representar problemas de saúde

de Otto Valverde 0

O corpo humano nem sempre é fácil de ser entendido quando estamos falando de sinais que o corpo dá. Os odores corporais fazem parte de um conjunto de sinais que dizem muito sobre o que está ocorrendo em nossa saúde. 

Alguns são tratados de maneira pejorativa socialmente, mas podem trazer informações importantes. Confira agora 5 cheiros exalados pelo seu corpo que não podem ser ignorados:

1 – Odor na urina

A urina pode não ter um cheiro agradável, mas não é um cheiro forte. Quando percebemos que o cheiro da urina está muito forte, pode significar uma infecção na bexiga ou no trato urinário. Em geral, a urina é estéril e não contém bactérias. Um odor mais acentuado pode significar presença de bactérias, além de sinalizar outras doenças e desequilíbrios metabólicos. 

2 – Mau hálito

O mau hálito, algo tão constrangedor quanto falamos de convivência em sociedade, pode ser causado devido a uma infecção na boca, nos dentes ou na gengiva. 

Se você consultar um dentista, especialista em halitose (nome clínico do mau hálito), e nenhum destes problemas for constatado, vale a pena consultar um médico, pois pode existir a possibilidade de doença gastrointestinal.

Mas, em geral, boa parte do mau hálito é produzido pela famosa saburra lingual – uma massa de células mortas, bactérias e restos alimentares que dão a famosa cor “amarela” no fundo da língua. 

Ali, ocorre proliferação dos microrganismos e liberação de gases de enxofre, além de outros, que caracterizam o terrível odor. Por isso, a importância de sempre escovar a língua, especialmente na parte mais ao fundo, usando uma escova adequada. 

3 – Odor nas fezes

As fezes, por se tratarem de um material a ser expelido, normalmente têm mau cheiro, já que foi rejeitado pelo corpo após a digestão, contendo assim bilhões de bactérias que geram processos de fermentação. 

Mas, quando esse odor se intensifica, pode estar relacionado aos alimentos ingeridos (especialmente os que possuem concentrações de enxofre, como os vegetais de cor verde), bem como se tratar de intolerância à lactose. O odor forte também pode ser derivado de uma infecção intestinal ou até mesmo disbiose – que é uma condição onde a flora intestinal está completamente desregulada.

4 – Respiração com gosto ou cheiro de fruta

Muitas vezes, algumas pessoas sentem um cheiro desagradável ou gosto de fruta dentro do nariz ou nesta região e isso pode ser perigoso. Isso poderia significar cetoacidose diabética causada devido à diminuição dos níveis de insulina no corpo, mas também infecções dos seios da face, sinusite e diversas outras patologias. 

5 – Chulé

O mau odor nos pés, conhecido popularmente como chulé, além de estar relacionado com a falta de higiene e excesso de suor nos pés, também pode significar um caso de infecção por fungos. 

É comum que fungos, em ambientes quentes e úmidos (como os encontrados dentro dos calçados) tenham intensa proliferação, o que pode gerar infecções não só nos pés, como também nas unhas, sendo neste caso aconselhado a procurar um dermatologista. 

Fonte: Men’s Healthy Foto: Reprodução / Para os Curiosos

Jornal Ciência