TOP 6 resquícios que a evolução humana deixou em seu corpo

de Gustavo Teixera 0

O corpo humano, ao mesmo tempo que é admirável em seu funcionamento também é um mecanismo complexo.

A evolução, por bilhões de anos através da seleção natural, modificou a estrutura de seres humanos e outros seres vivos. Ainda existem resquícios que um dia já foram vitais para a sobrevivência, mas que hoje não se fazem tão necessários. Confira 6 resquícios que a evolução humana deixou em seu corpo:

6 – Arrepios

arrepios

Atualmente, quando se sente frio, os pelos do corpo arrepiam. Mas no passado, os seres humanos tinham mais pelo e o arrepio servia para intimidar algum predador. Isso causava a impressão de ser maior do que parecia.

5 – Intolerância a sons agudos

Alguns sons agudos são difíceis de suportar, como por exemplo o som de alguém arranhando o quadro negro.No passado, esse incômodo agia como um mecanismo de defesa. Os seres humanos antigos também se incomodavam com barulhos estridentes que os macacos faziam.Isso era uma reação natural que eles tinham para se manter afastados de predadores.

4 – Pálpebra interna

Acredita-se que a pálpebra interna nos olhos tivesse uma função específica no passado. Ela servia para proteger e deixar os olhos úmidos, pois era comum alguns animais não possuírem o órgão completo. Além disso, elas neutralizavam a claridade da luz para não haver incômodo.

3 – Mexer as orelhas

orelha

Somente 15% dos seres humanos conseguem mexer as orelhas. Antigamente essa característica permitia que se direcionasse o som de uma maneira mais eficaz. Mas, com o passar do tempo, ela se tornou pouco útil.

2 – Dentes do siso

No passado os seres humanos se alimentavam de grandes folhas, fazendo com que os dentes do siso fossem bastantes úteis. Mas, com o passar do tempo, esses dentes perderam as raízes e hoje só incomodam as pessoas.

1 – Apêndice

apendice

No passado, ele tinha função de digerir alimentos mais pesados. Hoje em dia, ele não tem mais essa função, e até existe uma brincadeira que diz que ele só serve para causar apendicite.

Fonte: Cracked Fotos: Reprodução / Cracked 

Jornal Ciência