TOP 7 partes do corpo sem as quais você pode viver

de Gustavo Teixera 0

Nem todos os órgãos são iguais. Nossas partes do corpo não são apenas de formas e tamanhos diferentes, alguns deles também são muito mais necessários do que outros.

Amputados vivem sem suas extremidades, pessoas cegas podem viver sem enxergar, muitas pessoas tiveram suas amídalas removidas, e outros podem sobreviver sem uma ou duas costelas. As partes internas do corpo, os órgãos centrais, parecem ser mais indispensáveis. Mas não são.

É de conhecimento geral que a remoção do apêndice não é grande coisa. Os médicos nem estão realmente certos do que ele faz, e às vezes o apêndice inflama, sendo perigoso não o remover. Há, no entanto, inúmeras outras partes internas do corpo que todos nós podemos viver sem. E não estamos falando de viver necessariamente ligados a máquinas em hospitais.

Pulmão

Certamente, se nossos corpos têm dois de algo, significa que precisamos de dois, certo? Errado. Um artigo publicado na revista online Slate, sugere que viver com apenas um pulmão, ou um pulmão e meio, não é muito diferente de ter dois inteiros. “Pode-se suspeitar que a perda de um dos pulmões cortaria a capacidade respiratória pela metade, mas não, pois o corpo humano tem reservas significativas”.

Alguém que tem um pulmão removido cirurgicamente mantém entre 70 a 80 por cento de sua função respiratória. O pulmão sobrevivente logo se expande para compensar seu parceiro “desaparecido”, e o exercício regular acelera o processo. “A atividade extenuante pode ser mais difícil, mas o exercício normal não é afetado se um desses órgãos respiratórios for removido”, explica o artigo.

Um efeito secundário principal é o desequilíbrio, porque o pulmão ausente deixa um vazio. “O peito cai ligeiramente, o coração, o fígado e o pulmão remanescente rumam para o vazio e líquido enche o restante da cavidade”. Como resultado de todo esse movimento, a coluna vertebral pode se curvar de 15 a 30 graus em direção ao lado sem o pulmão, o que é muitas vezes perceptível. “Em alguns casos, essa inclinação pode obstruir a respiração”, conclui o artigo.

Rim

Ainda no assunto de precisar de apenas um, é perfeitamente possível viver com apenas um dos seus dois rins, os órgãos que filtram resíduos. Em muitos casos o déficit do rim é devido à remoção cirúrgica ou porque um deles foi doado para outra pessoa. “A maioria das pessoas vive uma vida normal e saudável com um rim”, de acordo com a National Kidney Foundation, instituto norte-americano que é dedicada à conscientização, prevenção e tratamento de doenças no rim.

Há riscos a longo prazo de uma ligeira perda de função renal ou de desenvolver hipertensão arterial, mas geralmente “um rim saudável pode funcionar tanto quanto dois”. E se não houver complicações médicas como doença renal, você nem mesmo tem que mudar sua dieta.

Estômago e intestino delgado

Falando de dieta, isso é algo que pode ter que mudar se você remover seu estômago, infelizmente. Mas você ainda vai viver. De acordo com o site Live Science, todo o estômago pode ser removido, com o esôfago ligando a garganta diretamente ao intestino delgado. Após um período de recuperação, o paciente pode ter que comer refeições menores e tomar suplementos se não estiver absorvendo vitaminas o suficiente. Existem frequentemente resultados semelhantes na remoção ou remoção parcial do intestino delgado, que decompõe os alimentos no sistema digestivo.

Cólon

Quando o intestino grosso, ou cólon, é removido, o paciente pode precisar usar um compartimento exterior para coletar suas fezes. Pois as fezes não se moverão para o ânus como fariam normalmente. Segundo nota da Colostomy Association, a Associação de Colostomia do Reino Unido, os cirurgiões criam uma abertura nova no abdômen que o saco que armazena as fezes cobrirá. “Esses sacos ou bolsas são do tamanho de sua mão”, diz a associação, e acrescenta, “ter uma colostomia não significa que você tem que fazer mudanças significativas em seu estilo de vida”.

A maioria das pessoas não teve que mudar suas dietas ou roupas. “Há pessoas que tiveram colostomias por muitos anos. Levaram vidas normais, tiveram carreiras, parceiros e filho, praticaram esportes e viajaram“.

Partes íntimas

As pessoas podem ser bastante apegadas aos seus pênis e vaginas mas acontece que eles não são tão necessários. Por exemplo, para tratar o câncer, os homens podem ter os seus testículos removidos e as mulheres, o útero.

E há algumas mulheres que nascem sem certas partes de seu sistema reprodutivo, incluindo porções de suas vaginas. Uma mulher com a rara Síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser escreveu na revista Cosmopolitan que nasceu sem útero e os dois terços superiores da vagina. Ela explica que não tem um período menstrual, e, portanto, nunca pôde engravidar, mas ela ainda tem ciclo hormonal. “Eu não tenho útero ou libero óvulos todos os meses, em vez de óvulos que viajam pelas trompas, eles apenas desintegram ao deixar meus ovários.”

Um homem nascido sem pênis, de acordo com o jornal britânico Independent, viveu uma vida em grande parte normal, além de ter uma vida íntima ativa com dezenas de mulheres, fazendo tudo, menos a penetração tradicional.

Tireoide

Localizada no pescoço, a glândula governa o crescimento, desenvolvimento, metabolismo e outras funções. A American Thyroid Association, Associação Americana de Tireoide, diz que algumas pessoas precisam ser tratadas com hormônio da tireoide, especialmente se a glândula inteira foi removida e não apenas um pedaço dela, mas eles podem continuar vivendo vidas normais.

Baço

Se o baço se rompe, pode ser necessário removê-lo. Mas isso não é um problema. A Clínica Mayo, organização norte-americana sem fins lucrativos da área de serviços médicos diz que se não houver outra condição de saúde envolvida, “outros órgãos em seu corpo assumem a maioria das funções anteriormente realizadas pelo seu baço“. No entanto, como o baço ajuda a proteger contra infecções, o paciente corre maior risco de ficar doente, particularmente logo após o procedimento. Vacinas, como as contra gripe, podem ajudar a melhorar o quadro.

[ Medical Daily ]  [ Foto: Reprodução / Onco Portal

Jornal Ciência