Órgãos humanos para transplante estão sendo cultivados dentro de animais

de Bruno Rizzato 0

Mais de 50 ovelhas e porcos foram fecundados com embriões híbridos, para que possam desenvolver corações, fígados e outros órgãos totalmente funcionais.

Embora essas técnicas ainda sejam limitadas aos EUA, outros países demonstraram interesse em desenvolvê-las e aprimorá-las. Os experimentos contam com uma fusão de tecnologias avançadas, incluindo descobertas recentes nas técnicas de biologia de células-tronco e edição de genes.

Usando genes modificadores, os cientistas agora podem alterar o DNA em embriões suínos ou ovinos, para que eles sejam geneticamente incapazes de formar um tecido específico. Em seguida, é realizada a adição de células estaminais humanas para o desenvolvimento dos órgãos necessários. Os órgãos são, então, colhidos do animal para o uso numa operação de transplante.

Daniel Garry, cardiologista que lidera o projeto na Universidade de Minnesota, disse: “Nós podemos fazer um animal sem o coração. Projetamos porcos que não possuem músculos esqueléticos e vasos sanguíneos”.  A pesquisa dos EUA foi realizada no Instituto Nacional de Saúde, em Maryland, com 20 animais. Eles foram fecundados no último ano, embora mais três gestações ocorreram em outros locais.

Porém, há temores de que isso possa “humanizar” demais os animais, causando o desenvolvimento de características humanas, como cabelo, células reprodutivas e inteligência. Outros tipos de “quimeras” humanas/animais são amplamente utilizados na pesquisa científica, incluindo camundongos que receberam um sistema imunológico humano.

O NHS (Sistema Nacional de Saúde dos EUA), já disse, anteriormente, que a tecnologia quimera humano/animal poderia salvar centenas de vidas todos os anos. Apenas em 2014, 429 pessoas morreram enquanto esperavam por um transplante de órgãos.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / YouTube ]

Jornal Ciência