Será verdade que eliminamos toxinas pelo suor? Transpirar faz bem?

de Merelyn Cerqueira 0

A ideia de que o corpo humano é capaz de suar as próprias toxinas é bem aceita entre um grande número de pessoas. Tal concepção é utilizada como base para tratamentos oferecidos por saunas, fontes termais e SPAs, que prometem desintoxicar e purificar o corpo.

Essas salas de vapor e tendas de suor podem de fato ser relaxantes, mas será que elas realmente promovem a limpeza do corpo? Ao contrário da crença popular, não há bases científicas para a afirmar que as pessoas possam “suar” as toxinas e as impurezas do corpo.

Basicamente, suar é o método que o corpo usa para regular a temperatura. Os seres humanos naturalmente possuem sangue quente, portanto, precisamos de uma forma para controlar o excesso de calor. Assim, quando o corpo fica muito quente, acaba liberando água através das glândulas sudoríparas, que resfria a pele ao evaporar, segundo informações da Live Science.

Agora, órgãos como o fígado podem sim ajudar o corpo a se livrar das toxinas, mas isso de nenhuma forma ocorre com as glândulas sudoríparas da pele.

O suor é composto principalmente por água, alguns minerais dissolvidos e ureia. Não é tóxico e por isso, a ideia de “suar toxinas” é falsa. A sudorese é capaz de resfriar nosso corpo (e pode até apresentar mal cheiro) mas não irá limpá-lo ou purificá-lo. A fisiologia humana simplesmente não funciona dessa forma. Uma pessoa não só é incapaz de suar toxinas, mas ao tentar fazê-lo pode prejudicar sua saúde – ou mesmo acabar morrendo.

Para exemplificar essa situação, podemos citar o caso do palestrante motivacional norte-americano, James Arthur Ray, acusado de homicídio após um de seus eventos resultar na morte de três participantes, em outubro de 2009. Ele teria pedido a eles que entrassem em uma tenda de suor – após pagarem mais de 9.000 dólares – afirmando que passariam por uma experiência “intensa e transformadora”.

Para a maioria dos que entraram ali, a experiência pode até ter sido diferente – e isso inclui os 18 hospitalizados – mas para três deles acabou resultando em morte. Após uma hora dentro da pequena tenda cheia de vapor, algumas pessoas começaram a vomitar e a entrar em colapso. Elas até tentaram sair, mas foram encorajadas pelo palestrante a permanecer e suportar o desconforto. Ele teria dito que a “limpeza” que estava acontecendo ali os deixaria mais fortes.

A causa morte não pôde ser determinada, mas sabemos que a exposição às condições de tal ambiente pode resultar em insolação, desidratação, inalação de fumaça e sufocamento.

Esse tipo de purificação é geralmente procurado por razões físicas ou espirituais e tem sido utilizada em todo o mundo durante milênios. Enquanto alguns podem até encontrar epifanias metafísicas no calor ou vapor de uma sala, o mesmo não pode ser dito sobre a purificação corporal, já que é bem improvável que ela ocorra nesses ambientes.

Jornal Ciência