Você costuma transpirar mais do que outras pessoas? Entenda o motivo!

de Merelyn Cerqueira 0

Suar é necessário, natural e não podemos evitar. Além disso, é o principal mecanismo de termorregulação que o corpo possui. Quando nosso corpo está muito quente, o suor faz com que ele resfrie naturalmente. Sendo assim, por que algumas pessoas suam mais do que as outras?

Vamos tomar como exemplo um ambiente de academia. Para começar, o gênero é um dos principais fatores. As mulheres possuem mais glândulas sudoríparas, porém suam menos do que os homens. Em segundo lugar, e pode não ser uma novidade, a série de exercícios que você realiza na academia também contribui para essa questão.

Contudo, não são as pessoas que estão acima do peso que suam mais: vários estudos têm mostrado que as pessoas em boa forma física (fitness) estão suando, em média, mais do que as outras. Uma pessoa que não está apta a fazer os mesmos exercícios que as fitness, pode atingir o seu consumo máximo de oxigênio mais cedo, e a assim começar a suar antes. Mas uma pessoa apta, vai suar mais em quantidade, o que é mais eficiente.

Outro fator que pode definir os níveis de suor é como consumimos nossas bebidas favoritas: café e álcool. O café faz com que uma pessoa transpire menos devido ao efeito diurético que possui. Já o álcool pode fazer com que suemos mais, porque ele aumenta a frequência cardíaca e a dilatação dos vasos sanguíneos na pele, aumentando a temperatura do corpo (que pode causar aquele rubor facial) e em seguida um aumento de suor.

Se nenhum desses motivos se encaixarem em sua situação, o excesso de suor pode estar relacionado à hiperidrose, um aumento de transpiração além do necessário para a regulamentação da temperatura corporal. Existem dois tipos dela: a hiperidrose primária focal e a hiperidrose secundária generalizada.

A primária caracteriza-se por um tipo de transpiração excessiva não causada por fatores externos em que apenas algumas áreas do corpo são afetadas, como mãos, pés, axilas e cabeça. Já a secundária pode estar relacionada a uma condição médica ou efeitos colaterais de medicamentos, nesse caso o suor pode ser generalizado, afetando todas as áreas do corpo.

Vale lembrar que o suor é muito importante para manter o corpo resfriado. Embora possa ser um pouco desagradável, seu organismo vai te agradecer muito por este mecanismo existir. Sendo assim, basta andar sempre com um desodorante e uma camisa extra dentro da bolsa.

[ BBC / Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Kullez / Flickr ]

Jornal Ciência