Por que as garrafas de água possuem data de validade? Água tem tempo de uso?

de Merelyn Cerqueira 0

Você já deve ter reparado que as garrafinhas de água possuem uma data de validade e até já deve ter considerado a real necessidade disso, afinal, é só água. Certo?

Mesmo que a água, de certa forma, não estrague, a informação ajuda a identificar a fábrica em que foi engarrafada e a data em que isso ocorreu, caso haja necessidade de isolar algum contaminante para um possível recall.

garrafa-de-agua-mineral

 

De acordo com a Food and Drug Adminstration (FDA), dos Estados Unidos, as garrafas de água têm uma vida útil indefinida, enquanto que para o Departamento de Segurança Interna do País, recomenda-se que as pessoas mudem a água de seus kits de preparação contra catástrofes a cada seis meses.

Contudo, embora o líquido não estrague, o plástico das garradas, após um longo período de tempo, pode iniciar um processo de lixiviação (diluição) de produtos químicos.

E embora não sejam necessariamente prejudiciais (exceto os plásticos que contêm bisfenol-A e outras substâncias maléficas ao corpo), eles podem alterar o ‘sabor’ da água.

Neste caso, a data de validade conta como um fator importante para o fabricante, caso um cliente reclame do gosto ruim em um cenário em que a data de validade está expirada.

Contudo, em um estudo recente, publicado pela Environmental Pollution e realizado pela Universidade da Flórida, investigadores descobriram que as garrafas d’água deixadas em ambientes quentes durante um período de tempo prolongado tinham aumento a quantidade de produtos químicos potencialmente nocivos.

Por esta razão que, de acordo com os cientistas, não é recomendado beber aquela garrafa de água que passou um dia todo em seu carro e provavelmente esquentou e esfriou inúmeras vezes.

Fonte: MNN  Foto: Reprodução / Pessegadoro

Jornal Ciência