Na Austrália, vespas e abelhas são mais perigosas do que aranhas e cobras

de Merelyn Cerqueira 0

A Austrália já tem uma reputação de ser lar das criaturas mais bizarras possíveis, o que inclui ser um gigante viveiro para as mais diversas e perigosas aranhas e cobras. No entanto, um novo estudo mostrou que as abelhas e vespas não devem ser menosprezadas, uma vez que podem ter as picadas mais perigosas do país, de acordo com informações da Science Alert.

O estudo é a primeira análise nacional de dados sobre mordidas e picadas e revelou que as abelhas e vespas são as maiores responsáveis pelas vítimas que procuram ajuda médica todos os anos, bem como contribuem para um maior índice de mortes.A equipe, liderada pela pesquisadora de saúde pública, Ronelle Welton, da Universidade de Melbourne, analisou dados nacionais colhidos entre 2000 e 2013, quando os ataques resultaram em quase 42.000 hospitalizações, incluindo algumas mortes.

Desse número, as picadas de abelhas, zangões e vespas foram responsáveis por 31% das internações hospitalares, enquanto a dos predadores venenosos mais infames do país registraram 30% (aranhas) e 15% (cobras). Enquanto que as picadas de cobras, que exigem hospitalização, são significativamente menos comuns, as abelhas, vespas e zangões são menos letais. No período analisado, 64 pessoas foram mortas por uma picada ou mordida venenosa, com 27 mortes relacionadas a cobras e um número igual para as abelhas e vespas.

As aranhas australianas, por outro lado, foram responsáveis por cerca 12.000 hospitalizações e, embora o receio popular seja justificado, elas não são tão mortais quanto parecem. Os dados analisados sugerem que no período avaliado, as aranhas não causaram uma única fatalidade, o que os pesquisadores atribuem ao sucesso é a disponibilidade de antídotos e tratamentos. Segundo o estudo, a última morte documentada de uma pessoa por picada de aranha foi em 1999, e relacionada a espécie aranha-das-costas-vermelhas (Latrodectus hasseltii). Em 2016, um caso fatal também foi relatado, mas a causa morte não foi conclusiva.

Sobre animais não venenosos, mas que também foram responsáveis por mortes, os dados australianos apontaram 19 fatalidades no período estudado relacionados a crocodilos, 26 causadas por tubarões, e, surpreendentemente 74 casos de morte por cavalos e 23 por cães. Os pesquisadores consideraram que o fato de existirem tantas mortes e hospitalizações causadas por abelhas e vespas sugere que as pessoas podem não perceber quão perigosos podem ser os ferrões.

Talvez seja porque as abelhas são tão inócuas que a maioria das pessoas realmente não as temem da mesma maneira que temem cobras” diz Welton. “Sem um histórico prévio de alergia, você pode ser mordido e, embora nada aconteça na primeira vez, você já desenvolveu uma sensibilidade alérgica”.

Os pesquisadores esperam que as descobertas ajudem a informar melhor moradores e profissionais de saúde sobre os riscos relacionados aos insetos. Ao mesmo tempo, os resultados fornecem contexto para desmitificar hipérboles e estereótipos de que “as criaturas mais mortais do pais”, podem não ser realmente a que todos pensam.

[ Science Alert / Wiley Online Library ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência