Jovem de 22 anos morre em Minas Gerais após ficar impossibilitado de defecar e urinar pelo uso de anabolizantes

de Otto Valverde 0

Clemerson Gustavo, um estudante de engenharia elétrica de 22 anos, de Minas Gerais, sofreu com gravíssimas consequências causadas pelo uso excessivo de anabolizantes.

Vítima de sérias complicações intestinais, o rapaz sentia muitas dores, já que se encontrava impossibilitado de defecar e urinar, conforme foi mostrado pelo programa Cidade Alerta da TV Record.

Clemerson usava esteroides desde os 13 anos de idade, por via oral e injetável. A obsessão pelo corpo era tão grande que chegou a abrir uma pequena academia nos fundos de sua casa, além de manter o desejo de ser um fisiculturista profissional.

jovem-morre-pelo-uso-de-anabolizantes_01

De acordo com a família, apesar de ter realizado uma cirurgia de correção, o rapaz não conseguia mais defecar ou urinar e sofria muito com as dores. Dois meses antes de sofrer uma crise de apendicite, passou a aplicar os esteroides mais de uma vez por dia. “Parecia um vício, todos os dias ele dava duas ou três agulhadas e eu falava com ele, mas ele ficava nervoso e brigava comigo”, disse o pai.

O jovem chegou a utilizar remédios de via oral e injetável, sendo que alguns deles eram de uso veterinário. Sua academia localizava-se na região metropolitana de Belo Horizonte, onde passava a maior parte do tempo sozinho.

jovem-morre-pelo-uso-de-anabolizantes_02

Os esteroides androgênicos anabólicos, ou simplesmente anabolizantes, são drogas produzidas em laboratórios que possuem um ingrediente específico visando imitar a ação da testosterona – principal hormônio masculino – no corpo. Seus efeitos podem ser devastadores e gerar uma série de impactos negativos no organismo.

[ R7 / Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência