Atenção mães: marca popular de protetor solar infantil causou queimaduras graves no rosto de bebê de um ano

de Merelyn Cerqueira 0

Rebecca Cannon, de Newfoundland, no Canadá, experimentou um de seus piores pesadelos quando decidiu visitar sua irmã, da mesma província, com sua filha Kyle, de apenas um ano e dois meses, há alguns dias.

Embora o tempo estivesse nublado, ela não abriu mão do protetor solar e decidiu aplicar no bebê um produto em forma de spray produzido pela Banana Boat, uma marca popular de protetores.

O fato é que a aplicação teve resultados terríveis para a pele da criança, que explodiu em bolhas e queimaduras de segundo grau.  “Quando se trata de protetor solar, penso que é melhor passar algum do que nenhum”, disse Cannon.

3

Após aplicar o produto Banana Boat Kids Sunscreen Spray SPF 50 no rosto de Kyla, as bochechas, nariz e olhos da criança logo ficaram vermelhos e inchados. Eventualmente, sua pele começou a desenvolver bolhas e a descascar. Ela foi diagnosticada com queimaduras de segundo grau, embora o tempo estivesse nublado.

1

Logo, o culpado parecia óbvio. “Ela foi a única que passou protetor solar e a única que se queimou”, disse a mãe. 

Um dermatologista teria dito à Cannon que a criança possivelmente sofreu queimaduras cáusticas relacionadas a alguma coisa na composição do protetor. Já a marca Banana Boat, responsável pelo produto, disse que suas fórmulas são neutras e seguras. Ela ofereceu um reembolso à mãe e prometeu testar spray em questão.

“Todos os produtos da Banana Boat são submetidos a testes rigorosos para garantir que sejam devidamente rotulados e atender a todos os regulamentos de saúde relevantes, incluindo testes de SPF”, disse a marca em um comunicado.

“Todos os protetores solares do Banana Boat também se enquadram em uma faixa neutra de PH, o que significa que eles são seguros para a pele humana em uso tópico e não podem causar queimaduras químicas, que às vezes estão ligadas erroneamente a produtos de cuidados pessoais ou confundidas com queimaduras solares ou danos nos tecidos”.

Duas semanas após o incidente, Kyla ainda está se recuperando do problema. Embora as bolhas tenham desaparecido, ela ficou com algumas marcas avermelhadas nas bochechas. 

Segundo o médico Dr. Adam Friedman, que não esteve envolvido no tratamento de Kyla, as bolhas poderiam ter sido causadas por dermatite de contato. Esta é provocada pelo contato com substâncias inócuas, como vitamina C e álcool, que podem ser encontradas em protetores solares.

O protetor Banana Boat é rotulado como seguro para crianças acima dos seis meses, mas Friedman adverte que produtos alternativos e mais delicados sejam considerados para crianças abaixo dos cinco anos de idade. 

“Existem protetores solares específicos para diferentes idades, porque existem diferenças biológicas entre elas”, disse ele. “A pele infantil é muito mais irritável”. Logo, ele aconselha que os pais optem por produtos mais naturais, que contenham óxido de zinco ou dióxido de titânio, até que a criança ultrapasse essa fase.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência