Astrônomos descobrem que a Terra tem uma segunda “Lua”. Entenda!

de Merelyn Cerqueira 0

Ao que tudo indica, a Lua não é mais a única companheira cósmica da Terra. Isso porque, o recém-descoberto asteroide, chamado 2016 HO3, está orbitando o Sol em uma região muito próxima de nosso planeta, conforme reportado pelo Space.com.

De acordo com o cientista Paul Chodas, gerente do Centro para Estudos de Objetos Próximos a Terra, da NASA, localizado no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, “um outro asteroide – 2003 YN 107 – durante um certo tempo, seguiu um padrão orbital similar, há quase 10 anos, mas, desde então, partiu dali para longe de nossa vizinhança”.

Este novo asteroide, no entanto, está muito mais próximo de nós. “Nossos cálculos indicam que o HO3 2016 está estabilizado como um ‘quase-satélite’ da Terra, por quase um século, e vai continuar a seguir esse padrão por muito tempo”, disse ele. Na verdade, esse objeto é o melhor exemplo de ‘quase-satélites’ da Terra, já encontrado, disseram os cientistas.

segunda-Lua-da-Terra

O HO3 2016 foi descoberto no dia 27 de abril, enquanto cientistas usavam o telescópio Pan-STARRS 1, localizado no Havaí. O tamanho exato do objeto ainda é desconhecido, mas os investigadores acreditam que possa ter entre 40 a 400 metros de largura.

Sua órbita constantemente o mantém como um companheiro da Terra. Conforme circunda o Sol, ele faz um loop em torno do nosso planeta, metade do tempo passando a frente, e depois por trás. Contudo, acredita-se que seu caminho possa mudar ao longo do tempo, mas por enquanto, a força gravitacional do nosso planeta é o que mantém essa relação de proximidade. Estima-se que ele não consiga ultrapassar mais do que 14,5 milhões de quilômetros de distância de nós, sendo que também não pode se afastar mais do que 36,6 km a partir de onde está.

Com efeito, esse pequeno asteroide é pego em uma pequena ‘dança’ com a Terra”, disse Chodas. Entretanto, essa dança não é perigosa, já que, segundo a NASA, ele não apresenta qualquer ameaça real para os terráqueos.

[ Space ] [ Fotos: Reprodução / NASA e Internet ]

Jornal Ciência