A vida na Terra pode ter surgido após colisão planetária

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience, a vida como conhecemos hoje pode ter sido resultado de uma colisão gigantesca entre a Terra e outro planeta, cerca de 4,4 bilhões de anos atrás. Os cientistas acreditam que tal evento explicaria como o carbono – necessário para que as formas de vida como a nossa surjam – apareceu no manto e na superfície da Terra, solucionando um mistério evolutivo de longa data, de acordo com informações da Science Alert.

 

Quando a Terra era muito jovem, ela era também extremamente quente, devido às grandes quantidades de atividade vulcânica que criaram uma gigante e fundida massa terrena. Logo, um dos problemas que temos para explicar como a vida na aqui poderia ter se desenvolvido, é a possibilidade existência do carbono durante esses anos iniciais do Planeta, com um ambiente extremamente aquecido.

 

No entanto, geólogos da Universidade de Rice, nos EUA, estão sugerindo uma nova teoria para o surgimento do elemento: uma colisão com um planeta semelhante a Mercúrio. Depois que a Terra esfriou, o carbono foi essencial para a vida – com a Terra absorvendo esse elemento de um planeta misterioso.

 

A hipótese não representa somente isso, mas também como o carbono não acabou se fundindo com o núcleo da Terra. “O desafio agora é explicar a origem dos elementos voláteis, como o carbono, que permaneceram fora do núcleo e parte do manto do Planeta”, disse o geólogo Rajdeep Dasgupta. “Mesmo que o carbono não tenha evaporado para o espaço quando o planeta estava se fundido, ele acabaria no núcleo metálico da Terra, porque as ligas ricas em ferro têm uma forte afinidade com ele”, disse.

 

A noção de que o elemento foi essencial para o surgimento da vida não é nova. Há uma hipótese que sugere que algumas substâncias químicas encontradas na Terra tiveram origem em outro lugar no espaço, e foram depositadas aqui por meio do impacto de meteoritos. “Qualquer um desses elementos que caíram na Terra de meteoritos e cometas, há mais de cerca de 100 milhões de anos e após a formação do Sistema Solar, poderiam ter evitado o intenso calor do oceano de magma que cobria a Terra até então”, disse o geoquímico Yuan Li, da Academia Chinesa de Ciências.

 

Contudo, embora a hipótese antiga acima seja considerada plausível, ela parece apresentar alguns furos. Por exemplo, ela não explica como colisões de meteoritos aleatórios e isolados puderam produzir uma variedade tão diversificada de elementos pelo manto da Terra – que representa cerca de dois terços de sua massa. “O problema com essa ideia é que, embora ela possa explicar a abundância de muitos desses elementos, não há meteoritos conhecidos que produzem a proporção de elementos voláteis na parte de silicato de nosso Planeta”, disse Li.

 

Após conduzirem experimentos de alta pressão e temperatura em laboratório com equipamentos hidráulicos, os cientistas queriam descobrir que tipos de elementos químicos e condições poderiam levar ao que é visto no manto da Terra.

 

Além da composição convencional do núcleo, de ferro, níquel e carbono, eles exploraram outras ligas muito ricas em silício e enxofre – em partes porque acredita-se que o núcleo de Marte pode ser rico em enxofre, enquanto o de Mercúrio, em silício. A equipe descobriu que, em um cenário de colisão hipotética entre a Terra e outro planeta, o carbono poderia de fato ter permanecido no manto – e não ser inteiramente absorvido para o núcleo – se a outra massa possuísse um núcleo rico em silício ou enxofre.

 

Apesar de ser uma hipótese considerável, os cientistas reconhecem que ainda há muito mais trabalho a ser feito para conciliar outros elementos voláteis, já que, até agora, isso só foi feito com carbono e enxofre. Além disso, ela poderia oferecer novas bases para ajudar a explicar melhor o porquê de não encontrarmos vida em outros planetas: pode ser que um planeta precise apenas de posição e temperatura específicas para abrigar formas de vida.

[Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert]

Jornal Ciência